10 de abril de 2017

A Páscoa presente em todos os nossos dias

Páscoa significa passagem, renascimento. Então, porque não tentarmos renascer todos os dias?

Podemos fazer uma analogia, afirmando que durante a vida toda, fazemos passagem de um estado de menos sabedoria para um de mais sabedoria, pois sempre estaremos aprendendo. E que isto exige mudanças constantes que requerem descobertas e atitudes .
Sempre haverá algo a melhorar, algo a descobrir, a modificar, a reinventar em nós mesmos.

Descobrir, agir e mudar….missão fácil para as crianças, porque a curiosidade e a vitalidade infantil parecem inesgotáveis.

O que dizer dos jovens então? Prontos para alcançar todos os sonhos com coragem e determinação próprios da idade.
Mudam-se os caminhos, as direções, os objetivos, as atitudes sem medo.
Não são mais aqueles que eram há meses ou anos atrás, sempre evoluindo, renascendo a cada escolha ou novo caminho.

Tudo vai sendo construído e conquistado dentro de nossas capacidades e de nosso empenho durante quase toda uma vida.

Chegará então o momento que não não haverá nada mais a conquistar?

Agora adultos,é chegada a hora de darmos aquele toque de requinte ao que nos tornamos.

Se” não tivemos tempo” durante nossa vida adulta de prestar atenção a pequenos detalhes importantes que nos tornariam pessoas melhores e mais felizes, teremos agora esta oportunidade.
Na pressa que a vida nos impôs, algumas coisas dentro de nós ainda estão por ser descobertas ou melhoradas.

Na maturidade podemos fazer renascer ou aperfeiçoar a compreensão, a tolerância, a serenidade, a simplicidade, a paz em nossos atos e nossos corações. Estes são movimentos de renascimento que muitas vezes só conseguimos fazer depois de muitos anos.
Também devemos abraçar a missão de ensinar através do nosso exemplo aos nossos filhos e netos tais ingredientes tão importantes de nossa existência.

E o melhor é pensar que dentro da nossa imperfeição, poderemos renascer mais caridosos, mais compreensivos, mais tolerantes, mais amorosos, mias fraternos, todos os dias.
É um movimento sem fim, para tentarmos nos aproximar ao máximo que pudermos daqueles que como Jesus, Buda ou Alá nos deram o maior exemplo de fraternidade e amor.

Feliz Páscoa!

Veja outros posts

10 de outubro de 2016

Musicoterapia com idosos

Pedimos para o músico e musicoterapeuta Matheus Braga, que ministra as aulas da Roda de Música da Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos,falar um pouquinho sobre o …

29 de junho de 2018

O idoso e o bebê

Muitos ainda insistem em tratar o idoso como um bebê, ou um criança, o que podemos chamar de infantilização do idoso. Essa atitude ofende e irrita muitas senhoras e senhores …

2 de fevereiro de 2016

Baile de Carnaval

O Carnaval é uma festa popular milenar, comemorada em diversos países , com características culturais diversificadas por todo o mundo. Pode se dizer que a história do Carnaval no Brasil …