22 de fevereiro de 2017

Condicionamento aeróbico

O condicionamento aeróbico é uma das capacidades físicas mais importantes de se manter, a medida que vamos envelhecendo. Isso porque ele é responsável em manter o nosso organismo em funcionamento para as nossas atividades básicas diárias, de leve ou média intensidade.
Ele é responsável pelo bom funcionamento do coração e pulmões, bem como de todo o sistema cardiovascular, contribuindo para uma maior eficiência na entrega de oxigênio em nosso organismo.

Sinônimos
Condicionamento cardiorrespiratório e resistência aeróbica são os sinônimos mais comuns. Mas para exemplificar em uma linguagem mais cotidiana, quando dizemos que estamos “sem fôlego” ou que “estamos ofegantes” ao realizar uma atividade qualquer, estamos nos referindo ao nosso condicionamento aeróbico.

Recomendação da Organização Mundial de Saúde(OMS) de atividades aeróbias para pessoas com mais de 60 anos
A OMS indica, mediante diversos estudos realizados no mundo todo, um nível de prática de atividade física para cada faixa etária, a fim de classificar uma pessoa como saudavelmente ativa.
Idosos possuem a seguinte recomendação:
Pelo menos 150 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica; ou 75 minutos de intensidade vigorosa de atividade física aeróbica; ou uma combinação equivalente de atividade moderada e vigorosa de intensidade, durante a semana;
Essa atividade aeróbia pode ser dividida em blocos de 10 minutos e, para maiores benefícios a saúde, o idoso deverá dobrar a duração da orientação acima;

E ainda:
Quando o idoso não puder realizar as quantidades recomendadas de atividade física devido a condições especiais de saúde, ele deverá ser tão fisicamente ativo quanto as suas capacidades e as condições o permitam.

Resumindo, todos nós, ou ao menos a grande maioria, terá restrições ou limitações em relação a essa recomendação. O mais importante é tentarmos nos manter ativos, dentro das nossas possibilidades, respeitando os limites impostos por nosso organismo.

Como manter seu condicionamento aeróbico bom
Como os exercícios aeróbicos caracterizam-se por atividades contínuas e de leve intensidade, existem diversas modalidades para deixar o seu condicionamento em dia!
Basta escolher uma – ou algumas – que, de preferência, sejam fáceis de realizar e que te ofereçam, além dos benefícios físicos, prazer em realizá-las. São alguns exemplos: caminhada, bicicleta, bicicleta ergométrica, dança, ginástica aeróbica, corrida, natação, hidroginástica.

Exercite-se e mantenha seu condicionamento em boas condições para que você possa aproveitar o melhor de cada dia! Afinal de contas, bem estar não tem idade!

Texto escrito por Alessandra Nunes Lanzoni Privado, professora de Educação Física e sócia proprietária da Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos.

Veja outros posts

27 de fevereiro de 2019

Estimulação cognitiva para idosos: como funciona e para que serve.

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial, fruto de inúmeros avanços, sociais, tecnológicos e científicos. Este processo engloba mudanças morfofisiológicas, psicológicas e socioculturais que afetam significativamente as áreas cognitivas …

20 de novembro de 2014

O Mal de Parkinson

A doença de Parkinson, mais conhecida como Mal de Parkinson foi diagnosticada, pela primeira vez, no início do século XIX. Por definição, trata-se de uma doença neurológica, que provoca degeneração …

22 de dezembro de 2017

Um novo ano…

E lá se foi mais um ano… voando… e nem vimos passar, como costumamos dizer! E parece sim, que o tempo voa, passando cada vez mais rápido. E o pior – …