29 de janeiro de 2015

Creche para Idosos

Experimente parar em frente a uma creche ou escola para crianças pequenas, feche os olhos e dedique-se a escutar…
Os sons que vão invadir seus ouvidos são maravilhosos – gritinhos, risadas, às vezes algum choro que logo some perdido no meio de uma cantiga de roda, barulho de rodinhas de carrinhos deslizando pelas calçadas….
E se puder ir mais adiante, olhe por uma frestinha no muro… os rostos vermelhinhos de tanto correr, as expressões de admiração diante de uma nova descoberta, de curiosidade para saber como o brinquedo funciona, de alegria por estar com os amigos.
Cada dia é um novo dia de festa!

Estas experiências muitas vezes marcantes que temos na nossa infância são responsáveis pelo inicio da construção da nossa história.E as levamos na memória pela vida toda. Que tempo feliz!

Mas vamos crescendo, tendo mais necessidades, obrigações , responsabilidades e ambições. Precisamos estudar, ter meios de nos sustentar e mais tarde também nossas famílias, criar os filhos que vieram, realizar nossos sonhos …
Neste turbilhão passamos boa parte da nossa vidas. .
E após esta longa jornada chegamos a uma etapa em que podemos finalmente descansar.

Porque então, não nos darmos a oportunidade de voltar ao tempo da creche, onde tudo era tão colorido e feliz? Onde a cada dia fazíamos novas descobertas e tínhamos tantos amigos?

Esse mundo pode existir sim!
Existem lugares onde podemos conhecer novos amigos ou onde velhos amigos podem ser reencontrados para vivenciar novas experiências. Aquelas, que não pudemos ou não tivemos tempo de vivenciar quando jovens, como pintar, dançar, bordar, cantar, exercitar-se, passear para bater um papo sem hora para acabar…
São espaços preocupados em trazer a alegria que a creche nos trazia quando éramos crianças.

Será que experimento?

Por que não?

Basta você identificar qual o seu desejo! Realizar uma atividade física? Exercitar a mente? Ou simplesmente conhecer novas pessoas e jogar conversa fora?

Existem, além das creches para idosos – caso você não goste dessa opção – diversos serviços especializados para a terceira idade:

Centros-dia: essa é a melhor opção para quem não gosta da idéia de contratar uma “cuidadora” em casa mas que também não tem mais disposição ou condição de realizar suas atividades diárias com autonomia.

Clínicas de reabilitação: se o seu objetivo for exclusivamente melhora física ou fisiológica, ou indicação médica de reabilitação cardíaca ou ortopédica, esta será sua melhor escolha. É a opção mais abundante nas grandes cidades.

Espaços de atividades: existem espaços, como a Vivere Bene – atividades para terceira idade, que, além de oferecer atividades físicas, oferecem atividades lúdicas e cognitivas. Neste local, você poderá trabalhar corpo, mente e ainda fazer amigos e se divertir!

Programas públicos-privados: são atividades oferecidas por grandes empresas ou pelo poder público, semelhante à proposta dos espaços de atividades, mas sem custo com custo muito baixo. O único inconveniente desta opção é a falta de vagas e uma extensa lista de espera, além de turmas maiores e menos exclusividade.

Identifique qual destas opções mais te agrada e dê o primeiro passo para mais uma descoberta!

Nunca é tarde para começar!

Veja outros posts

10 de outubro de 2016

Musicoterapia com idosos

Pedimos para o músico e musicoterapeuta Matheus Braga, que ministra as aulas da Roda de Música da Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos,falar um pouquinho sobre o …

13 de março de 2017

Idoso em Curitiba

Seja para um morador da cidade ou um turista, Curitiba oferece muitas opções para pessoas idosas que queiram se distrair, se exercitar ou apenas apreciar belas paisagens. Além de suas …

5 de agosto de 2016

Artrose

A artrose é uma doença que afeta consideravelmente a qualidade de vida de pessoas idosas. Isso poque se trata de uma degeneração das cartilagens das articulações, que acontece a medida …