27 de junho de 2016

Cuidados no inverno

O inverno chegou! E junto a ele vem aquela de preguiça de fazer qualquer coisa, a começar por sair da cama… e para o idoso não é diferente! O frio e a chuva são os principais motivos para o idoso não querer sair de casa, e tornam-se suas principais “desculpas” para não fazer nada.

Por isso, nós vamos dar a você cinco motivos para sair de casa com o tempo ruim, e também, cinco dicas de cuidados nesses dias frios e chuvosos. Vamos lá:

Cinco motivos para você sair de casa no inverno:
1) Movimente-se! O movimento aquece nosso corpo, portanto, a atividade física é uma grande aliada ao combate às dores e desconfortos causados pelo frio.
2) Saia com amigos(as): que tal aproveitar o frio para tomar um chá com amigos ou com a família? Assim você se distrai e ainda se aquece com uma bebidinha quentinha!
3) Aprecie a estação: os dias de inverno – quando sem chuva – costumam ser bonitos: aprecie!
4) Programas culturais: existem diversas e excelentes opções de lazer em ambientes fechados e aclimatizados. Vá ao cinema, visite museus, ou até mesmo aproveite para ir na casa daquele amigo que você não vê faz tempo!
5) Sol: dias de inverno com sol podem ser deliciosos, aproveite o calor do sol – com moderação!

Cinco dicas de cuidados no frio
1) Proteja-se da gripe: a gripe é um vírus facilmente transmissível. Para se prevenir mantenha as mãos sempre limpas, abuse do álcool gel e evite levar as mãos na boca ou nariz.
2) Agasalhe-se: é muito importante aquecermos nossas extremidades como a cabeça, mãso e pés. Então, gorros, livas e meias bem quentinhas são super bem vindas!
3) Hidratação: no inverno normalmente esquecemos de tomar água. Mas é muito importante nos hidratarmos. Uma boa forma de se lembrar de tomar água é deixar uma garrafa de água próxima de você quando estiver em casa.
4) Evite variação de temperatura: cuidado com variações de temperatura repentinas. Não aqueça muito o corpo com aquecedor ou lareira por exemplo, antes de sair de casa e se expor ao frio. E procure tomar banho quando não for mais sair de casa, assim você evita a variação de temperatura do seu corpo e já fica com o corpo quentinho para ir dormir.
5) Alimentação: aproveite os dias frios para abusar das bebidas quentes e sopas, que são excelentes opções para se aquecer em dias mais frios!

Não deixe o frio te derrubar! Afinal, chova ou faça sol, bem estar não tem idade!

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