13 de novembro de 2014

Dia Mundial da Gentileza

Quem já não experimentou ser mal tratado por um vendedor, recepcionista, professor, familiar, chefe….

A pergunta é: Qual foi sua reação?
Nosso impulso é “devolver na mesma moeda “, como se quiséssemos medir força – ” Ah é, vamos ver então! ”
Mas se experimentarmos tratar essa pessoa com gentileza, sorrindo, baixando propositadamente o tom de voz, quase sempre faremos surtir um efeito positivo.

A gentileza no nosso cotidiano

Tenho um exemplo recente, em que após anos frequentando uma academia, ao chegar sempre encontrava um funcionário. Ele me parecia constantemente “emburrado”.Eu nunca o cumprimentava.
Depois de algum tempo (anos) resolvi cumprimentá-lo ao chegar. Repeti esse cumprimento por vários dias e nada…
Aí percebi que talvez meu BOM DIA era um tanto tímido, sem olhar nos olhos, num tom de voz sem expressão, sem entusiasmo afinal.Acho que sua cara fechada me levava a isso.
Decidi então tentar olhar nos seus olhos, e com um sorriso desejar do fundo do meu coração um BOM DIA! (mesmo que ele não me olhasse)..
Depois de umas duas semanas ela já me retornava com um grunido baixo, que eu julgava ser um ” Pra você também”.
Insisti, e agora trocamos um sonoro BOM DIA todas as vezes que nos encontramos!

O respeito ao idoso

E o que dizer sobre nossas atitudes em relação aos idosos.
De nada nos custa repetir uma ou mais vezes o que lhes foi dito, considerando que sua audição e sua memória já não estão tão bem.
Respeitar seu ritmo de caminhada, ajudá-los a entrar no carro, ouvir suas histórias de vida tantas vezes maravilhosas,encorajá-los a enfrentar um novo desafio.
Ao convivermos com eles podemos sentir o carinho, a gratidão e a importância que recebemos em troca destes pequenos gestos de gentileza.

Com estas pequenas atitudes, podemos ir mudando esse mundinho já tão acostumado com descaso e desrespeito com o nosso próximo.
Experimente melhorar seu dia,começando por desejar um belo dia a todos que encontrar!

Veja outros posts

29 de maio de 2018

Cuidados com a gripe

Com a chegada do frio, ficamos mais suscetíveis a algumas doenças. A mudança de temperatura faz com que nosso organismo fique mais sensível e aberto a alguns vírus, como principalmente …

19 de setembro de 2017

Movimento LAB60+

Você conhece o LAB60+? Se você desenvolve uma iniciativa inovadora com impacto positivo para a revolução da longevidade, participe deste Movimento! Amplie sua rede de parceiros, obtenha visibilidade para seu …

25 de outubro de 2017

Dor ciática

Sabemos que o envelhecimento vem acompanhado de certas “dores” indesejadas… A dor ciática, ou dor no nervo ciático, é uma das mais comuns entre os idosos. Isso acontece porque, com …