23 de janeiro de 2017

Dores na coluna

Dor na cervical, na lombar, no ciático… essas são umas das principais queixas do público idoso. Isso porque, com o envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas que tendem prejudicar a nossa coluna vertebral. O achatamento natural das vértebras e a diminuição da massa óssea – bem como a sua degeneração – somados à fraqueza muscular, fazem com que as dores comecem a aparecer mais frequentemente e mais intensamente.

Vamos falar um pouquinho sobre os problemas mais comuns de coluna, suas características e formas de tratamento e prevenção:

Estenose
O que é: Trata-se do desgaste progressivo das estruturas do disco intervertebral (desidratação do disco, protrusão e engrossamento dos ligamentos, formação de bicos-de-papagaio) que acabam reduzindo o diâmetro do canal vertebral.
Sintomas: O sintoma mais comum é a dor lombar, freqüentemente acompanhada de irradiação para a nádega e um ou ambos os membros inferiores. Sensações de formigamentos e dormência com perda de sensibilidade são também comuns. A postura é modificada, apresentando o tronco encurvado para frente.
Prevenção e tratamento: A melhor maneira de prevenir esta doença ao longo da vida é a pratica de atividade física regular, manter um peso corporal ideal e evitar posturas físicas inadequadas – como dormir sentado no sofá. Quando os sintomas forem leves com dor tolerável e sem manifestações de perda de força muscular e da sensibilidade dos membros inferiores, o tratamento consiste no uso de medicamentos, atividade física regular com exercícios para orientação da postura correta.

Hérnia de disco
O que é: O disco intervertebral é uma estrutura fibrosa e cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral. Ao longo dos anos, este disco tende a se desgastar, e podem surgir rupturas nestes anéis, o que permite o extravasamento do material gelatinoso. Este vazamento caracteriza a hérnia de disco.
Sintomas: Os sintomas são muito semelhantes aos da Estenose. Quando este material gelatinoso compromete algum nervo, o resultado é a dor, localizada na região onde se dá a lesão discal e podendo irradiar para outras partes. A maior parte das hérnias discais acontece na região lombar, irradiando a dor para pernas e pés, podendo inclusive causar formigamento e dormência nos membros inferiores. O mesmo pode acontecer com membros superiores, quando a hérnia estiver localizada na região cervical.
Prevenção e tratamento: Em crises agudas da hérnia – com muita dor – a fisioterapia é o melhor tratamento. Além da analgesia, novas técnicas de tração e estabilização vertebral estão sendo aplicadas e tendo ótimos resultados. A melhor forma de se prevenir da hérnia de disco é realizar atividades físicas regularmente. O Pilates tem se mostrado uma excelente opção.

Dor Ciática
O que é: O ciático é um nervo, o maior do corpo humano, se estendendo desde o quadril até o dedão do pé. A dor ciática normalmente é gerada por alguma disfunção da postura que cause o pinçamento deste nervo, levando à dor.
Sintomas: Perda da sensibilidade, falta de força muscular, formigamento e dores irradiando da coluna lombar para a região posterior da coxa ou da perna são os principais sintomas da dor ciática.
Prevenção e tratamento: Ao contrário do que se pensa, repouso absoluto não é recomendado. O ideal é reduzir a atividade diária nos primeiros dias de dor, mas retomá-las aos poucos. Exercícios de alongamento de membros inferiores e da coluna, bem como o fortalecimento de abdomen são os mais indicados. Cargas muito pesadas devem ser evitadas.

Como podemos perceber, as dores na coluna são causadas por diversos fatores, que podem, inclusive, se somar e intensificar ainda mais o problema. Atividades físicas regulares, realizadas com orientação e de forma adequada, são a melhor forma de se prevenir deste mal. Exercite-se!

Texto escrito por Alessandra Nunes Lanzoni Privado – Professora de Ginástica Funcional da Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos.

Veja outros posts

27 de setembro de 2017

Prevenção x Tratamento

Quando falamos de atividade física para idosos, é muito comum haver dúvidas a respeito de qual qual profissional procurar. Para isso, vamos explicar as principais diferenças entre o trabalho do …

25 de abril de 2016

Dicas naturais para baixar a pressão arterial

Você está entre o um em cada três adultos que têm uma pressão arterial elevada? Se assim for, tomar a sua medicação prescrita todos os dias é de vital importância …

30 de setembro de 2014

Sábado em Família: reserve um tempo especial para quem você ama

Durante um tempo de reflexão entre todas as histórias que ouvimos dentro do espaço Vivere Bene, percebemos algo recorrente entre os filhos dos nossos clientes: a falta de tempo. Todos …