12 de julho de 2016

Ginástica Funcional para idosos

A ginástica funcional é um tipo de atividade física realizada sem aparelhos convencionais de academia, que utiliza como carga principal, o próprio peso corporal.
Como o nome mesmo já diz, ela aproveita as “funções” do nosso corpo – tais como equilíbrio, força, flexibilidade, coordenação, agilidade – que normalmente são utilizadas em nosso dia a dia, as tornando mais eficientes e, consequentemente, melhorando nosso condicionamento físico geral.

Musculação x Funcional
Na musculação tradicional, os exercícios são executados recrutando musculaturas específicas em cada movimento.
Já na na ginástica funcional, os músculos são recrutados de forma integrada em um mesmo movimento, justo como são exigidos nas atividades diárias.
Estudos indicam que a ginástica funcional proporciona um menor índice de lesões, justamente por se tratar de uma atividade mais “natural”. Mesmo que, com o passar do tempo se passe a utilizar sobrecargas para a execução dos movimentos, a percepção do aluno sobre o exercício funcional é melhor, em relação a um exercício isolado de musculação.

A ginástica funcional e o idoso
Exercícios funcionais são comumente indicados para idosos, isso porque eles podem ser facilmente adaptados à necessidade e às limitações de cada indivíduo.
Além disso, com o passar dos anos, as atividades de casa e do dia a dia, tais como estender a roupa, varrer o chão, pegar algo em um armário alto, vão ficando mais difíceis de serem executadas.
Portanto, ao realizar exercícios semelhantes a estes em aulas de ginástica funcional repetitivamente, o idosos passa a ter um benefício em sua qualidade de vida e bem estar, físico e emocional, uma vez se sente mais seguro e confiante em realizar suas tarefas diárias.

As fotos abaixo são da nossa turma de ginástica no Parque Barigui, e demostram alguns exemplos de exercícios funcionais que fazemos em nossas aulas:

funcional_1

funcional_2

funcional_3

Veja outros posts

13 de março de 2017

Idoso em Curitiba

Seja para um morador da cidade ou um turista, Curitiba oferece muitas opções para pessoas idosas que queiram se distrair, se exercitar ou apenas apreciar belas paisagens. Além de suas …

2 de fevereiro de 2016

Baile de Carnaval

O Carnaval é uma festa popular milenar, comemorada em diversos países , com características culturais diversificadas por todo o mundo. Pode se dizer que a história do Carnaval no Brasil …

28 de novembro de 2013

Pesquisa mostra que vale a pena começar a fazer exercícios em qualquer idade.

A atividade física regular aumenta as chances de se envelhecer bem e em forma, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira. Depois de oito anos acompanhando um universo de 3.500 …