12 de julho de 2016

Ginástica Funcional para idosos

A ginástica funcional é um tipo de atividade física realizada sem aparelhos convencionais de academia, que utiliza como carga principal, o próprio peso corporal.
Como o nome mesmo já diz, ela aproveita as “funções” do nosso corpo – tais como equilíbrio, força, flexibilidade, coordenação, agilidade – que normalmente são utilizadas em nosso dia a dia, as tornando mais eficientes e, consequentemente, melhorando nosso condicionamento físico geral.

Musculação x Funcional
Na musculação tradicional, os exercícios são executados recrutando musculaturas específicas em cada movimento.
Já na na ginástica funcional, os músculos são recrutados de forma integrada em um mesmo movimento, justo como são exigidos nas atividades diárias.
Estudos indicam que a ginástica funcional proporciona um menor índice de lesões, justamente por se tratar de uma atividade mais “natural”. Mesmo que, com o passar do tempo se passe a utilizar sobrecargas para a execução dos movimentos, a percepção do aluno sobre o exercício funcional é melhor, em relação a um exercício isolado de musculação.

A ginástica funcional e o idoso
Exercícios funcionais são comumente indicados para idosos, isso porque eles podem ser facilmente adaptados à necessidade e às limitações de cada indivíduo.
Além disso, com o passar dos anos, as atividades de casa e do dia a dia, tais como estender a roupa, varrer o chão, pegar algo em um armário alto, vão ficando mais difíceis de serem executadas.
Portanto, ao realizar exercícios semelhantes a estes em aulas de ginástica funcional repetitivamente, o idosos passa a ter um benefício em sua qualidade de vida e bem estar, físico e emocional, uma vez se sente mais seguro e confiante em realizar suas tarefas diárias.

As fotos abaixo são da nossa turma de ginástica no Parque Barigui, e demostram alguns exemplos de exercícios funcionais que fazemos em nossas aulas:

funcional_1

funcional_2

funcional_3

Veja outros posts

14 de abril de 2016

Bons tempos…

Todo “bom idoso” gosta de rememorar os bons tempos de sua juventude e, por muitas pessoas, isso é visto como uma coisa “chata”, mas vamos refletir… Quem não gosta de …

9 de setembro de 2014

Leve um idoso para votar: cinco dicas preciosas

Sabe-se que o voto, para idosos, é facultativo, eximindo-os da obrigatoriedade de votar, em todos os níveis eleitorais. Entretanto, muitos deles fazem questão de exercer seu direito cívico de voto, …

25 de março de 2015

Qual a melhor atividade física para o idoso?

Há quem diga que a hidroginástica é a atividade física ideal para um idoso… também há aqueles que acreditam que ela é a única que se deve praticar! Por outro …