23 de outubro de 2014

Idoso e a internet: dicas para acessar na terceira idade

Segundo dados do IBGE, o uso da internet por pessoas com mais de 50 anos aumentou consideravelmente, entre 2005 e 2011. Um aumento de mais de 200% no acesso à rede por essa população.

Ainda assim, essa faixa etária continua a ser a menos “engajada” na internet, o que pode ser justificado pela dificuldade de se “conectar” ou pelo comodismo de usufruir das informações nos meios mais tradicional.

Pensando no idoso e a internet, preparamos algumas dicas para o idoso pode se beneficiar, e muito, do uso da internet:

– crie uma conta em rede social, como o Facebook, para se conectar com filhos, netos, primos e irmãos. Assim, dá pra se sentir mais próximo da família acompanhando fotos e o cotidiano de parentes mais distantes.

– pesquise, em buscadores como o Google, informações imediatas, como telefones de serviços para manutenção de casa, como chaveiro, eletricista e outros.

– acesse a conta no banco, os sites estão cada vez mais seguros e o idoso pode efetuar a maioria das operações oferecidas pelos bancos. Assim, não há o trabalho de se deslocar e, principalmente, o risco de ser assaltado.

– verifice mapas e rotas que poderão ser necessárias, como endereços de médicos, casa de amigos e qualquer outro destino desejado.

– e ate, e porque não, ousar em fazer compras em sites de lojas já conhecidas, considerando a praticidade e a possibilidade de haver preços mais competitivos.

E lembre-se que é muito importante manter seu computador seguro! Sempre mantenha seu antivírus atualizado, nunca esqueça de fazer logout de suas contas (seja do Facebook ou do seu banco) e mude suas senhas de acesso frequentemente!

Se você está pensando que não sabe nem por onde começar, existem diversas escolas com turmas exclusivas para terceira idade e também professores de informática que oferecem atendimento individual em casa.

Ouse! Inove! Conecte-se!

Veja outros posts

25 de abril de 2017

Não nascemos prontos

A terceira idade chega… E chega carregada de experiências, inúmeras lembranças e grandes aprendizados. A cada dia vivido até a chamada melhor idade, algo aconteceu. Uma escolha que foi feita, …

29 de junho de 2018

O idoso e o bebê

Muitos ainda insistem em tratar o idoso como um bebê, ou um criança, o que podemos chamar de infantilização do idoso. Essa atitude ofende e irrita muitas senhoras e senhores …

23 de março de 2017

Felicidade – por eles

Perguntamos para algumas de nossas alunas – com suas médias de 80 anos vividos – o que era felicidade para elas. As respostas, por um lado tão diferentes, encontram-se em …