9 de outubro de 2014

Idosos e a visão das Cataratas

Na minha idade quando o assunto é Catarata, nem de longe penso nas belezas naturais de Foz do Iguaçu.

Estive há algumas semanas atrás na cidade e conheci as Cataratas. Olhar a beleza natural presente naquele lugar foi algo indescritível. Porém, fiquei pensando naqueles que não conseguem mais enxergar com precisão essa beleza natural.

Tem sido recorrente na grande mídia o assunto. Recentemente o programa Fantástico da Rede Globo falou de casos com cirurgias coletivas bem e mal sucedidas.

Não tenho a pretensão de falar em termos técnicos da doença, uma busca rápida na internet é capaz de fornecer várias dicas sobre o assunto.

A reflexão aqui são duas: prevenção e informação.

Prevenção é um ótimo remédio mediante as doenças que nos afligem quando idosos. Uma alimentação correta, hábitos saudáveis e cuidados ajudam consideravelmente a prevenir doenças da velhice.

O ponto que gostaria de reforçar é a informação. Sempre que houver algum problema como esse é fundamental buscar nos órgãos competentes as melhores opções e profissionais para o tratamento. Então preparamos três dicas fundamentais durante esse processo de informação:

1) Procure na Internet: embora não devamos pautar nosso tratamento em informações contidas na internet. Ela é uma boa ferramenta para buscar informações sobre a doença, bem como, para encontrar os profissionais que são referências no assunto.

2) Encontrar um médico: parece óbvio, mas o tema aqui é mais do que encontrar. É se informar sobre o médico que você deseja um diagnóstico ou tratamento. É importante você ter um médico de confiança. Se isso ainda não aconteceu, fique a vontade para procurar uma segunda opinião.

3) Ache bons amigos: sim, o seu ciclo de relacionamento é uma fonte interessante para informação. Certamente alguém da sua família, vizinhos e amigos já passaram ou conhecem alguém que passou por uma situação semelhante à sua. Então, certamente vale conversar com pessoas para ter boas referências.

São três dicas fundamentais e que preferencialmente devem acontecer simultaneamente. Nunca confie em somente uma fonte de informação. Quando o assunto é a sua saúde: informação nunca é demais.

Sr. Bene

Veja outros posts

11 de setembro de 2014

A idade e o Ultraman – reflexões Marise Junqueira

Hoje acordei cedinho, num daqueles dias lindos de primavera. Dia de céu azul pálido e brisa calma. Estava cansada da semana turbulenta que o cotidiano os impõe, ou melhor, que …

16 de maio de 2017

Labirintite

Para entendermos o que é a Labirintite temos que, primeiro, compreender o que é o labirinto. Diferente do labirinto que conhecemos, pela definição de “um conjunto de percursos intrincados criados …

29 de junho de 2018

O idoso e o bebê

Muitos ainda insistem em tratar o idoso como um bebê, ou um criança, o que podemos chamar de infantilização do idoso. Essa atitude ofende e irrita muitas senhoras e senhores …