3 de setembro de 2014

Ihh esqueci! Cinco sinais para ficar atento

Com o envelhecimento ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais. E é fundamental ficar atento em alguns sinais. Eles indicam o impacto negativo que o envelhecimento pode gerar sobre o psiquismo.

A observação é o melhor remédio. Então, preste atenção nos cinco sinais que podem indicar algum problema:

  1. O idoso que se isola, recusando-se a sair de casa.
  2. Começa a apresentar mudanças em sua personalidade. Por exemplo: sempre foi reservada e torna-se desinibida, de uma hora para outra.
  3. O idoso que passa a apresentar problemas de memória e/ ou em atividades de memória.
  4. A pessoa que perde o prazer nas atividades que anteriormente apreciava.
  5. O idoso que se perde em locais conhecidos.

Vale lembrar que, principalmente após os 60 anos, é necessário exercitar a mente, realizando atividades de memória, e, caso haja indícios de sintomas depressivos, buscar um profissional em psicologia do idoso.

Tatiane Alaminos Encinas CRP08/20215

Veja outros posts

18 de novembro de 2016

Conflito de Gerações

Nosso comportamento, como ser humano, está em constante mudança. E a sensação que temos é de que o mundo gira cada vez mais rápido, trazendo novas informações e descobertas todos …

26 de fevereiro de 2015

Idoso em Curitiba

Que o curitibano tem fama de antipático, todos sabemos… mas, afinal, merecemos essa fama? Alguns dizem que somos assim, frios e fechados, por reflexo do clima cinzento e chuvoso da …

5 de agosto de 2016

Artrose

A artrose é uma doença que afeta consideravelmente a qualidade de vida de pessoas idosas. Isso poque se trata de uma degeneração das cartilagens das articulações, que acontece a medida …