7 de setembro de 2014

Independência ou Morte

A Independência do Brasil representa o processo de emancipação política do Brasil em relação a Portugal. Foi um momento importante da história do país. Uma grande conquista.

No ciclo da vida também existem momentos de emancipação. Quando adolescente, é possível realizar a emancipação do menor. Nada mais é do que permitir ao adolescente ter direitos civis iguais aos dos adultos.

Na terceira idade, também há uma consciência de emancipação a ser conquistada. A verdade é que durante toda a vida, o idoso obteve muitas conquistas e agora necessita usufruir e em alguns casos reconquistar a sua emancipação.

Isso depende muito do contexto e apoio familiar. É fundamental a consciência de todos sobre a importância de se preservar a independência do idoso.

O seu ritmo de vida e atividades, necessariamente precisam acontecer sem “incomodar os filhos”. Essa é uma grande preocupação da maioria dos idosos. O grande desejo é a emancipação e uma vida independente e por isso é fundamental respeitá-los.

Nessa data tão importante para o Brasil, vale a reflexão sobre a independência daqueles que fizeram e fazem história em nossas vidas.

Veja outros posts

5 de novembro de 2014

Dívida e o idoso

Hoje a oferta de crédito para o idoso é um tema em alta na grande mídia. Todos os dias há uma enxurrada de anúncios em jornais, revistas e na televisão. …

18 de outubro de 2016

Dia do Médico

18 de outubro: Dia do Médico. E eu te pergunto: porque você acha que essa é uma profissão tão valorizada e desejada? Por que muito jovens com seus 17 anos …

4 de julho de 2016

Causas da depressão e ansiedade em idosos: Como se prevenir?

Quadros depressivos são recorrentes em idosos em nossos dias. A depressão no momento da velhice se caracteriza como um estado de humor triste prolongado, que pode ser proveniente de perdas …