7 de setembro de 2014

Independência ou Morte

A Independência do Brasil representa o processo de emancipação política do Brasil em relação a Portugal. Foi um momento importante da história do país. Uma grande conquista.

No ciclo da vida também existem momentos de emancipação. Quando adolescente, é possível realizar a emancipação do menor. Nada mais é do que permitir ao adolescente ter direitos civis iguais aos dos adultos.

Na terceira idade, também há uma consciência de emancipação a ser conquistada. A verdade é que durante toda a vida, o idoso obteve muitas conquistas e agora necessita usufruir e em alguns casos reconquistar a sua emancipação.

Isso depende muito do contexto e apoio familiar. É fundamental a consciência de todos sobre a importância de se preservar a independência do idoso.

O seu ritmo de vida e atividades, necessariamente precisam acontecer sem “incomodar os filhos”. Essa é uma grande preocupação da maioria dos idosos. O grande desejo é a emancipação e uma vida independente e por isso é fundamental respeitá-los.

Nessa data tão importante para o Brasil, vale a reflexão sobre a independência daqueles que fizeram e fazem história em nossas vidas.

Veja outros posts

25 de agosto de 2016

Conviver

“O que temos a ganhar viajando para a lua se não conseguimos atravessar o obscuro que nos separa dos outros. Essa é a mais importante descoberta; sem ela todas as …

27 de dezembro de 2016

Oficina Literária, por elas

Nossas alunas Sônia e Maria Emília, orientadas pela psicóloga Regina Célia Celebrone, nos permitiram replicar aqui no nosso blog um pouquinho do que elas produziram nas aulas de Oficina Literária …

29 de agosto de 2018

Saúde Mental no Idoso

Pedimos para a neuropsicóloga responsável pela Oficina de Memória na Vivere Bene, Patrícia Pegorer, responder a algumas dúvidas comuns quando se fala de memória e perda cognitiva: Perda de memória …