9 de setembro de 2014

Leve um idoso para votar: cinco dicas preciosas

Sabe-se que o voto, para idosos, é facultativo, eximindo-os da obrigatoriedade de votar, em todos os níveis eleitorais. Entretanto, muitos deles fazem questão de exercer seu direito cívico de voto, nos dando um belo exemplo de cidadania na terceira idade.

Contudo, existem inúmeros motivos – físicos e cognitivos – que podem vir a desmotivá-los. Por isso, seguem algumas dicas para o idoso votar:

1) Dificuldade de locomoção

Muitos idosos têm algum tipo de dificuldade de locomoção. E a grande maioria deles, não quer incomodar. Então, faça questão de acompanhá-lo, seja ele seu pai, mãe, avô ou avó, ao seu local de voto. Ele se sentirá mais seguro e feliz de ter você ao seu lado.

2) Respeite os seus horários

Normalmente, pessoas com mais idade são metódicas. Provavelmente, este idoso que você irá acompanhar, costumara votar sempre em determinado horário, mais provável que pela manhã, bem cedo. Se possível, tente respeitar essa vontade, para não desmotivá-lo a sair da sua “rotina”.

3) Informe sobre as opções

O desconhecimento gera dúvida. Inclua o seu idoso nas discussões políticas familiares ou, se achar mais conveniente, converse com ele particularmente, esclarecendo suas dúvidas e, se necessário, ajudando-o na escolha de seus candidatos, assegurando-o de seu voto.

4) Não confie na memória

A memória não é o ponto forte nesta idade. Portanto, ajude-o a encontrar o seu título de eleitor com antecedência, e mais importante ainda, lembre-o de anotar os números de seus candidatos previamente. São muitos números, até mesmo para um jovem memorizar!

5) O idoso é capaz

O idoso não é incapaz. Mesmo que ele possua alguma limitação cognitiva ou demência, ele ainda pode ser perfeitamente responsável por seus pensamentos e opiniões. Permita-lhe se expressar através do voto, assim ele ficará feliz por se sentir ainda parte da sociedade.

Faça diferença nas Eleições 2014! Leve um idoso para votar!

Veja outros posts

6 de março de 2017

Dia da Mulher

Mulheres…. Muito se fala da modificação do papel das mulheres através dos tempos. E quanto mais o tempo passa, mais atribuições, qualidades, desejos e conquistas são empilhados sobre os ombros …

18 de dezembro de 2014

A chave da virada

Estabelecendo paradigmas Há quem diga que para tudo na vida, existe um começo, meio e fim. É certo que durante nosso existir nos deparamos com algumas etapas inevitáveis. Nascemos, aprendemos …

13 de março de 2017

Idoso em Curitiba

Seja para um morador da cidade ou um turista, Curitiba oferece muitas opções para pessoas idosas que queiram se distrair, se exercitar ou apenas apreciar belas paisagens. Além de suas …