15 de abril de 2015

Meu primeiro neto

Ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro….. Muitos de nós vivenciamos estas três situações.

Mesmo não tendo escrito um livro, com certeza escrevemos poemas, histórias,contos em alguma fase da vida. Portanto de alguma forma nos sentimos perpetuados ofertando para o mundo: nossas memórias e aprendizados traduzidos em palavras, o melhor de nós na existência de um filho e nossa gratidão à natureza ao plantarmos uma árvore. E cada situação desta veio carregada de emoções. Podemos até ter considerado estas as maiores e melhores emoções de nossas vidas.

Até que nos é anunciado que seremos vovós!
É muita alegria que toma conta da nossa existência! Nossa vontade e ímpeto são de protegê-los sempre, amá-los mais do que tudo, descobrir seus desejos para podermos satisfazê-los. Achamos graça em tudo que fazem, desculpamos e rimos de suas travessuras,trocamos segredos com eles, tentamos brincar com eles como se pudéssemos fazer tudo o que eles fazem…. E o melhor, não temos a obrigação de educa-los com a mesma responsabilidade que educamos nossos filhos.

Por isso mesmo fica um alerta: Vamos ficar “em forma” para desfrutarmos o máximo possível da alegria desta convivência.
Para isso, segue algumas dicas:

1- Mantenha sua mente sempre ativa – peça para seus netos te ensinarem como mexer no computador ou celular (mesmo que não tenha muito sucesso inicialmente), tente jogar um joguinho com eles, procure saber e assistir seus programas favoritos, converse ou sugira livros , cante com eles (aprenda as letras de suas músicas prediletas e cante para eles músicas de sua infância), os ensine a jogar damas, xadrez, dominó, baralho.

2- Mantenha seu corpo em forma – para poder sentar no chão e brincar, levá-los dar um passeio no parque, dançar com eles, quem sabe andar de bicicleta, jogar futebol…

3- Tenha boas horas de descanso – Como você não é mais tão jovem, valorize suas horas de sono e esteja atento à necessidade de momentos de descanso durante o dia. Você é avó mas não é de ferro. Faça com que todos saibam quais os momentos que você pode e quer ficar com seus netos, pois esses momentos devem ser de puro prazer.

4- Tenha um hobby e um grupo de amigos – para você poder compartilhar com seus netos as atividades que são só suas. Assim vocês estabelecerão uma linda troca de experiências. e eles saberão que seus avós também tem uma atividade além de serem avós.

5- Transmita a eles seus ensinamentos – sempre que surgir uma oportunidade conte a eles suas experiências boas e más. A vida já os presenteou com muitas experiências que os tornaram mais sábios.
Agora é a hora de transmitir isto tudo para quem você ama tanto. Conte a eles suas histórias de vida, seus momentos de superações, dificuldades, suas maiores alegrias e decepções, e como você lidou com cada situação. Fale sobre seus desejos e planos quando tinha a idade deles.

Com certeza seus conselhos, suas histórias e principalmente sua presença jamais serão esquecidos!

Veja outros posts

20 de janeiro de 2015

Caminhada no Parque

A caminhada é uma das atividades físicas mais praticadas em todo o mundo. Um dos motivos dessa “preferência” pode ser considerado o fato de se tratar de uma atividade essencial …

23 de setembro de 2014

Por uma família vintage

Por muito tempo utilizei a frase “no meu tempo”. Ela me faz sentir mais velho, pode ser antiga, mas diante das minhas reflexões não são em nada antiquadas. Lembro do …

26 de setembro de 2016

Estimulação Cognitiva

O cérebro também precisa de treino Nosso corpo precisa de exercícios físicos para se manter saudável e isso não é novidade, certo? Com o cérebro não é diferente, ele também …