12 de julho de 2018

Nossos 5 anos

Dia 8 de Julho de 2013, esse foi o primeiro dia de aula no Espaço Vivere Bene – atividades para terceira idade.

Mas antes disso, algumas coisas tiveram que ser “preparadas” com muita atenção e cuidado.

O primeiro desafio foi achar o imóvel ideal: uma casa térrea, sem desníveis, com salas amplas, área de embarque e desembarque, ensolarada etc, etc, etc… muito pré requisitos que acabaram nos tomando 4 meses. E assim, em Março de 2013, encontramos o que parecia ideal – embora precisasse de muitos “ajustes”! E foi por conta desses muitos ajustes, somados à burocracia que envolve abrir uma empresa no Brasil que, 3 meses e meio depois, foi inaugurada a nossa sede da Vivere Bene – atividades para terceira idade.
Perceba que não foi uma escolha inaugurar um espaço de atividade para idosos em pleno início de inverno, ainda mais sendo este um dos mais rigorosos dos últimos tempos… aí então surge o segundo desafio… captar alunos naquele frio!

Mas voltando um pouquinho, semanas antes da abertura, precisávamos de pessoas. Pessoas que tivessem a sensibilidade e a competência para trabalhar com idosos. A princípio precisávamos de uma professora, um motorista e uma secretária. Sim, um motorista, pois desde o início sabíamos da importância de oferecer o serviço leva e traz a nossos alunos, a fim de facilitar a vinda deles às aulas. E, com muita sorte, encontramos essas pessoas tão especiais, que fizeram jus às qualidades acima mencionadas enquanto fizeram – ou ainda fazem – parte da nossa equipe.

Aos poucos os idosos e seus filhos – mais seus filhos – foram nos procurando e entendendo o que oferecíamos. Não éramos uma academia, mas também não éramos um centro dia, éramos sim um Espaço de atividades! A princípio, apenas atividades físicas, mas aos poucos, outros profissionais vieram agregar seu conhecimento à nossa proposta: a de oferecer bem estar e qualidade de vida a idoso, em um ambiente agradável e aconchegante!

E assim foram chegando o professor de Roda de Música, com sua atividade leve e descontraída, que é hoje, a “queridinha” dos nossos alunos; a psicóloga com a Oficina da Memória oferecendo seu conhecimento técnico para prevenção de doenças tão temidas por nossos alunos e a outra psicóloga com uma proposta ‘diferente’ que permite a fala dos alunos, com a também tão estimada Oficina da Palavra; e por último mas não menos importante, as professoras de Artes e depois de Pintura em tela, resgatando habilidades artísticas ou permitindo a descoberta de capacidades depois dos 70 ou 80 anos.

Com essa equipe sensacional conseguimos enfim nos tornar o que tanto queríamos: um espaço multidisciplinar de atividades, onde pessoas com mais de 60, 70, 80 ou 90 anos pudessem se sentir parte de um grupo, fazendo algo que lhes proporcionasse prazer, em um ambiente agradável e aconchegante!

Portanto, hoje só tenho a agradecer a a todos os envolvidos nessa linda história, que está só começando <3

Muito obrigada!

Alessandra Nunes Lanzoni Privado

Sócia-proprietária e idealizadora da Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos.

Veja outros posts

25 de outubro de 2017

Dor ciática

Sabemos que o envelhecimento vem acompanhado de certas “dores” indesejadas… A dor ciática, ou dor no nervo ciático, é uma das mais comuns entre os idosos. Isso acontece porque, com …

20 de janeiro de 2015

Caminhada no Parque

A caminhada é uma das atividades físicas mais praticadas em todo o mundo. Um dos motivos dessa “preferência” pode ser considerado o fato de se tratar de uma atividade essencial …

16 de outubro de 2014

O idoso e a felicidade

A felicidade é uma busca constante por toda a vida e o convívio diário com os idosos se torna um aprendizado diário. Há três conceitos que são a base para nossa …