16 de novembro de 2017

O amor nos tempos da velhice

É com grande satisfação que disponibilizamos a você um trechinho do capítulo do livro “Amor, desejo e gozo” – “O amor nos tempos da velhice”, escrito pela psicóloga Dra. Regina Célia Celebrone:

“É com poesia que se enfrenta a velhice, com traçados e achados outrora desnecessários e prescindíveis. Agora, neste tempo, não há mais quase tempo, o tempo urge e ruge. Nesse ciclo da vida, o idoso olha para o seu passado e constata o que foi semeado e colhido, em um balanço de conquistas e derrotas, de lutas e frustrações. É a constatação das notas promissórias impagáveis, das promessas não cumpridas, dos futuros adiados, e da inexorabilidade do fim dos tempos. Há que ser criativo nos modos de (re) negociação com as dívidas de-vidas.

Frente às notas promissórias assinadas ao longo de toda uma existência, ou se desespera frente à angústia da impossibilidade dos futuros não cumpridos (Jerusalinsky,2001), ou se é generativo e íntegro na transmissão de legados de vida alicerçados sobre o dom da transmissão no e pelo amor.

Trabalhos com e em torno da linguagem configuram-se como potentes instrumentos de tranforma-ação no momento da velhice. A possibilidade de produzir discurso acerca do processo de envelhe-Ser, dores e (dis) sabores pode incrementar a velhice de amor e desejo.”

Sobre a autora

Regina Célia Celebrone é psicóloga doutora em Distúrbios da Comunicação: Linguagem e Envelhecimento, pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Atualmente é membro do grupo GELEP/Unicamp – CNPq, professora universitária e coordenadora do laboratório: Luto e Envelhecimento (UFPR), ministra oficinas de linguagem na Universidade Positivo da Maturidade  e grupos de Oficina da Palavra e Literária na Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos.

Oficina da Palavra na Vivere Bene

No espaço de atividades para idosos Vivere Bene, nós trabalhamos projetos e afetos em oficinas de palavras em torno do amor.

As Oficinas da Palavra acontecem nas segundas-feiras, as 16h e nas quintas-feiras, as 14h. Já o grupo de Oficina Literária acontece nas quintas-feiras, as 16h.

Venha conhecer e compartilhar vidas, histórias e lembranças com este grupo tão especial!

A Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos  está localizada na Rua Nilo Peçanha, 1869 – Bom Retiro, Curitiba-PR. Para mais informações ligue no (41)3209-5152 ou mande um WhatsApp no (41)99109-5152.

Veja outros posts

23 de março de 2017

Felicidade – por eles

Perguntamos para algumas de nossas alunas – com suas médias de 80 anos vividos – o que era felicidade para elas. As respostas, por um lado tão diferentes, encontram-se em …

11 de maio de 2017

Mãe

Qual a melhor parte de ser mãe? Inúmeras seriam as respostas e todas carregadas de emoção, alegrias e muito amor. E também de lembranças de renúncias, dúvidas, sacrifícios, mágoas, sentimentos …

11 de junho de 2015

DIA DOS NAMORADOS

O amor, ah o amor! Acho muito interessante a forma como o amor evolui dentro das nossas mentes e dos nossos corações… No início de um relacionamento tudo é maravilhoso. …