10 de fevereiro de 2015

Oficina de Memória

A Oficina de Memória oferecida na Vivere Bene tem como objetivo melhorar a cognição global dos participantes. Foi desenvolvida para idosos que, mesmo não tendo qualquer doença neurológica (como Alzheimer, por exemplo), apresentam uma série de queixas e alterações cognitivas que são, muitas vezes, normais ao longo do processo de envelhecimento.

Muitos de nossos alunos idosos chegam com queixas como:
– A memória já não é mais a mesma, pois não se lembram de alguns acontecimentos com a mesma vivacidade;
– Está mais difícil aprender, pois precisam de mais repetições;
– A compreensão está mais lenta;
– Estão menos atentos e não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo;
– Está mais difícil fazer um bolo seguindo a receita;
– Fazer pequenas contas está mais trabalhoso.

Assim, as atividades oferecidas na oficina abordam as funções de Atenção e Concentração, Memória (e seus subtipos), Cálculo, Leitura e Compreensão, Raciocínio Lógico, Planejamento, Linguagem.
Juntamente com as atividades cognitivas são trabalhadas a convivência social e a autoestima.

Manter-se ativo cognitivamente é fundamental em qualquer idade, mas após os 60, torna-se fundamental na prevenção e tratamento das doenças que afetam a cognição.

Tatiane A. Encinas- Psicóloga CRP- 08/20215

Veja outros posts

28 de julho de 2016

Mudanças: como lidar com elas?

Todo processo de mudança gera, em um primeiro momento, um certo desconforto. O medo do desconhecido, ou do indefinido, faz com que nossa mente gere um certo receio e às …

19 de julho de 2016

Dicas de viagem para idosos

Sabemos que, para o idoso, viajar pode parecer sinônimo de transtorno e preocupações e, como julho é um mês em que muitas pessoas costumam sair de viagem, preparamos algumas dicas …

12 de julho de 2016

Ginástica Funcional para idosos

A ginástica funcional é um tipo de atividade física realizada sem aparelhos convencionais de academia, que utiliza como carga principal, o próprio peso corporal. Como o nome mesmo já diz, …