10 de fevereiro de 2015

Oficina de Memória

A Oficina de Memória oferecida na Vivere Bene tem como objetivo melhorar a cognição global dos participantes. Foi desenvolvida para idosos que, mesmo não tendo qualquer doença neurológica (como Alzheimer, por exemplo), apresentam uma série de queixas e alterações cognitivas que são, muitas vezes, normais ao longo do processo de envelhecimento.

Muitos de nossos alunos idosos chegam com queixas como:
– A memória já não é mais a mesma, pois não se lembram de alguns acontecimentos com a mesma vivacidade;
– Está mais difícil aprender, pois precisam de mais repetições;
– A compreensão está mais lenta;
– Estão menos atentos e não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo;
– Está mais difícil fazer um bolo seguindo a receita;
– Fazer pequenas contas está mais trabalhoso.

Assim, as atividades oferecidas na oficina abordam as funções de Atenção e Concentração, Memória (e seus subtipos), Cálculo, Leitura e Compreensão, Raciocínio Lógico, Planejamento, Linguagem.
Juntamente com as atividades cognitivas são trabalhadas a convivência social e a autoestima.

Manter-se ativo cognitivamente é fundamental em qualquer idade, mas após os 60, torna-se fundamental na prevenção e tratamento das doenças que afetam a cognição.

Tatiane A. Encinas- Psicóloga CRP- 08/20215

Veja outros posts

24 de julho de 2018

Meus avós

Inúmeros estudos comprovam a importância da presença dos avós na vida de seus netos. A troca de experiências, cada vez mais extremas e distantes, tem um papel fundamental na formação …

14 de outubro de 2014

Como controlar a diabetes na terceira idade

Sabe-se que a Diabetes é uma doença crônica degenerativa muito comum dentre os idosos. Seja ela genética ou adquirida, os cuidados devem ser dobrados quando se trata da saúde de …

10 de outubro de 2013

Nova sinalização para idosos é apresentada.

Sabe aquela figura curvada, com a mão nas costas e apoiada numa bengala, que estampa a sinalização de vagas, filas e assentos preferenciais para os maiores de 60 anos? Pois …