19 de julho de 2017

Terapia Artística

A Terapia Artística é fundamentada na visão artística, médica e terapêutica ampliada pela Antroposofia, ciência espiritual fundada por Rudolf Steiner no início do século XX. É um método de conhecimento que aborda o ser humano em seus níveis físico, anímico e espiritual.

A Arte reorganiza a consciência ao propor uma via própria que ordena o pensamento, harmoniza os sentimentos e estimula a vontade.

Os instrumentos utilizados na terapia artística são os elementos das artes plásticas: cor, forma, volume, luz, sombra e outros mais.
Esses recursos são aplicados ao fazer artístico através de exercícios de livre expressão que servem como importante auxílio diagnóstico e a partir dai, o terapeuta aplica exercícios específicos que possibilitem a superação das desarmonias e dificuldades do paciente, com um propósito claro e um objetivo próprio a cada caso particular.
No processo artístico, as forças arquetípicas dos elementos da arte entram em consonância com as forças internas que constituem o ser humano, equilibrando corpo e alma no caminho de desenvolvimento da consciência.

A prática artística permite que limites e obstáculos sejam acolhidos e transformados, reequilibrando as forças internas na promoção da saúde.

Os exercícios com cores, formas e linhas em movimento colocam o indivíduo em contato com os princípios fundamentais da arte, como composição e harmonia, favorecendo a criatividade, campo essencial para a liberdade humana.

A terapia artística antroposófica é aplicada em todos os casos de doenças e desarmonias de natureza física ou psíquica ou como um processo de autoconhecimento e desenvolvimento.

Fonte: Associação Aurora

Veja outros posts

8 de maio de 2014

Sinal vermelho: descubra quando é o momento de parar de dirigir

Se há algo que preocupa muitas pessoas quando estão chegando à terceira idade, ou entre aquelas que já chegaram, é sobre o período em que precisarão parar de dirigir. Afinal, …

13 de outubro de 2014

Hoje é dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional

Quando decidimos fundar a Vivere Bene tínhamos a responsabilidade de oferecer aos idosos uma solução completa, que pudesse proporcionar uma vida ativa para os idosos. Nos preocupamos muito com o …

12 de outubro de 2017

A criança e o idoso

As pessoas costumam dizer que a pessoa quando envelhece, “volta a ser criança”… em alguns aspectos eu posso concordar, já em outros, não… Convivo no meu dia a dia, com …