19 de julho de 2017

Terapia Artística

A Terapia Artística é fundamentada na visão artística, médica e terapêutica ampliada pela Antroposofia, ciência espiritual fundada por Rudolf Steiner no início do século XX. É um método de conhecimento que aborda o ser humano em seus níveis físico, anímico e espiritual.

A Arte reorganiza a consciência ao propor uma via própria que ordena o pensamento, harmoniza os sentimentos e estimula a vontade.

Os instrumentos utilizados na terapia artística são os elementos das artes plásticas: cor, forma, volume, luz, sombra e outros mais.
Esses recursos são aplicados ao fazer artístico através de exercícios de livre expressão que servem como importante auxílio diagnóstico e a partir dai, o terapeuta aplica exercícios específicos que possibilitem a superação das desarmonias e dificuldades do paciente, com um propósito claro e um objetivo próprio a cada caso particular.
No processo artístico, as forças arquetípicas dos elementos da arte entram em consonância com as forças internas que constituem o ser humano, equilibrando corpo e alma no caminho de desenvolvimento da consciência.

A prática artística permite que limites e obstáculos sejam acolhidos e transformados, reequilibrando as forças internas na promoção da saúde.

Os exercícios com cores, formas e linhas em movimento colocam o indivíduo em contato com os princípios fundamentais da arte, como composição e harmonia, favorecendo a criatividade, campo essencial para a liberdade humana.

A terapia artística antroposófica é aplicada em todos os casos de doenças e desarmonias de natureza física ou psíquica ou como um processo de autoconhecimento e desenvolvimento.

Fonte: Associação Aurora

Veja outros posts

19 de novembro de 2018

Quedas na terceira idade

O envelhecimento da população no Brasil e no mundo vem sofrendo uma crescente constante. Em 2005 a população idosa compunha menos de 10% da população, passando para quase 15% em …

18 de novembro de 2016

Conflito de Gerações

Nosso comportamento, como ser humano, está em constante mudança. E a sensação que temos é de que o mundo gira cada vez mais rápido, trazendo novas informações e descobertas todos …

15 de abril de 2015

Meu primeiro neto

Ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro….. Muitos de nós vivenciamos estas três situações. Mesmo não tendo escrito um livro, com certeza escrevemos poemas, histórias,contos em alguma fase …