25 de setembro de 2014

TERCEIRA IDADE POR UM PROPÓSITO

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve…”

A frase dita na obra “Alice no país das Maravilhas” é muito propagada em palestras motivacionais. No alto da sua geração, seja ela Baby Boomers ou X, certamente você já ouviu muito falar sobre planejamento, metas, estratégias, objetivos e outros termos relacionados a visão de médio e longo prazo.

E como fica isso na vida de um idoso? Não fica! Simples assim.

Traçar metas, objetivos e principalmente ter um propósito não se restringe a uma faixa etária. Ela é o cerne de inspiração e motivação para a vida.

Descobrir o seu propósito, seja ele a curto ou a médio prazo é um exercício que deve ser feito constantemente, mas não só enquanto é jovem. Muitos que tem idosos em casa negligenciam os sonhos e propósitos na terceira idade.

É claro que existe uma tendência natural do idoso, uma visão de dever cumprido, mas os filhos e netos devem provocar, instigar e principalmente ficar atento aos sonhos que ainda devem ser conquistados na terceira idade.

Todos os dias recebemos ligações de pessoas que tem idosos com depressão, com musculatura atrofiada e sem estímulo para a vida. Certamente muitos desses casos poderiam ser resolvidos com um propósito simples: manter a vida ativa.

Converse com o seu idoso ajude-o a encontrar o seu propósito. Talvez você não encontre ele em palavras, então, fica aqui o seu objetivo: ajude o seu idoso a traçar um caminho. Curto ou longo, precisamos seguir na estrada.

Veja outros posts

1 de setembro de 2017

A importância da independência em todas as idades

Desde o nascimento, já iniciamos a busca pela autonomia e liberdade. E somos fortemente influenciados por nossos pais,que nos auxiliam a segurar a mamadeira sozinhos, dar os primeiros passos. Somos …

10 de fevereiro de 2015

Oficina de Memória

A Oficina de Memória oferecida na Vivere Bene tem como objetivo melhorar a cognição global dos participantes. Foi desenvolvida para idosos que, mesmo não tendo qualquer doença neurológica (como Alzheimer, …

10 de setembro de 2018

(In)dependência do Idoso

Já que o assunto deste mês é independência, vamos falar da independência dos nossos idosos? Tentaremos entender até onde ou até quando eles podem mantê-la, dentro de certa dependência que …