25 de setembro de 2014

TERCEIRA IDADE POR UM PROPÓSITO

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve…”

A frase dita na obra “Alice no país das Maravilhas” é muito propagada em palestras motivacionais. No alto da sua geração, seja ela Baby Boomers ou X, certamente você já ouviu muito falar sobre planejamento, metas, estratégias, objetivos e outros termos relacionados a visão de médio e longo prazo.

E como fica isso na vida de um idoso? Não fica! Simples assim.

Traçar metas, objetivos e principalmente ter um propósito não se restringe a uma faixa etária. Ela é o cerne de inspiração e motivação para a vida.

Descobrir o seu propósito, seja ele a curto ou a médio prazo é um exercício que deve ser feito constantemente, mas não só enquanto é jovem. Muitos que tem idosos em casa negligenciam os sonhos e propósitos na terceira idade.

É claro que existe uma tendência natural do idoso, uma visão de dever cumprido, mas os filhos e netos devem provocar, instigar e principalmente ficar atento aos sonhos que ainda devem ser conquistados na terceira idade.

Todos os dias recebemos ligações de pessoas que tem idosos com depressão, com musculatura atrofiada e sem estímulo para a vida. Certamente muitos desses casos poderiam ser resolvidos com um propósito simples: manter a vida ativa.

Converse com o seu idoso ajude-o a encontrar o seu propósito. Talvez você não encontre ele em palavras, então, fica aqui o seu objetivo: ajude o seu idoso a traçar um caminho. Curto ou longo, precisamos seguir na estrada.

Veja outros posts

25 de abril de 2016

Dicas naturais para baixar a pressão arterial

Você está entre o um em cada três adultos que têm uma pressão arterial elevada? Se assim for, tomar a sua medicação prescrita todos os dias é de vital importância …

14 de janeiro de 2016

Resistência do Idoso

Escutamos muita gente por aí dizendo que seu avô é muito cabeça-dura e teimoso, que sua avó só vai sempre nos mesmos lugares e que não gosta muito de mudar …

16 de maio de 2017

Labirintite

Para entendermos o que é a Labirintite temos que, primeiro, compreender o que é o labirinto. Diferente do labirinto que conhecemos, pela definição de “um conjunto de percursos intrincados criados …