10 de fevereiro de 2015

Oficina de Memória

A Oficina de Memória oferecida na Vivere Bene tem como objetivo melhorar a cognição global dos participantes. Foi desenvolvida para idosos que, mesmo não tendo qualquer doença neurológica (como Alzheimer, por exemplo), apresentam uma série de queixas e alterações cognitivas que são, muitas vezes, normais ao longo do processo de envelhecimento.

Muitos de nossos alunos idosos chegam com queixas como:
– A memória já não é mais a mesma, pois não se lembram de alguns acontecimentos com a mesma vivacidade;
– Está mais difícil aprender, pois precisam de mais repetições;
– A compreensão está mais lenta;
– Estão menos atentos e não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo;
– Está mais difícil fazer um bolo seguindo a receita;
– Fazer pequenas contas está mais trabalhoso.

Assim, as atividades oferecidas na oficina abordam as funções de Atenção e Concentração, Memória (e seus subtipos), Cálculo, Leitura e Compreensão, Raciocínio Lógico, Planejamento, Linguagem.
Juntamente com as atividades cognitivas são trabalhadas a convivência social e a autoestima.

Manter-se ativo cognitivamente é fundamental em qualquer idade, mas após os 60, torna-se fundamental na prevenção e tratamento das doenças que afetam a cognição.

Tatiane A. Encinas- Psicóloga CRP- 08/20215

Veja outros posts

5 de novembro de 2018

Arteterapia para idosos

A qualidade de vida na terceira idade é um dos temas mais discutidos atualmente. Entre tantas atividades indicadas para a promoção da qualidade de vida para idosos, a Arte tem …

18 de fevereiro de 2016

Aumento da população idosa

O aumento da população idosa brasileira e no mundo está acontecendo de forma gradativa e crescente, sendo que o número de pessoas no Brasil com mais de 60 anos, tende …

13 de março de 2017

Idoso em Curitiba

Seja para um morador da cidade ou um turista, Curitiba oferece muitas opções para pessoas idosas que queiram se distrair, se exercitar ou apenas apreciar belas paisagens. Além de suas …