Nossas Atividades

Oferecemos aulas de atividades físicas, artísticas e cognitivas. Todas as atividades são ofertadas em grupos, a fim de promover a convivência entre os alunos.

Atividades Físicas

Ginástica Funcional

Ginástica Funcional

A Ginástica Funcional é uma aula baseada na execução de exercícios que se assemelham a movimentos realizados no nosso dia a dia. É composta por exercícios aeróbicos - como marchas e passos básicos de dança, e também exercícios de fortalecimento e alongamento muscular - utilizando materiais como bolas, elásticos e pesos livres.

Por se tratar de uma atividade variada, em que são estimuladas diversas capacidades físicas, como o condicionamento cardiorrespiratório e o equilíbrio, a resistência, força e alongamento muscular, resulta em uma melhora no bem estar físico geral do idoso.

Pilates Solo Adaptado

Pilates Solo Adaptado

O nosso Pilates Solo é totalmente adaptado às condições dos nossos alunos que, normalmente apresentam limitações e necessidades bem importantes. Por isso, a maioria dos exercícios é realizada na cadeira, utilizando-se da técnica do Pilates que preza pelo alinhamento postural, controle respiratório e contração da musculatura abdominal, resultando assim no fortalecimento e alongamento de toda a cadeia muscular.

O Pilates vem sendo frequentemente indicado a idosos por médicos e fisioterapeutas pois, através de movimentos resistidos sem impacto, proporciona inúmeros benefícios para a terceira idade, tais como melhora na flexibilidade e força muscular, aumento de equilíbrio e da coordenação motora.

Dança

Dança

Como nem sempre nossos alunos possuem um par para uma aula convencional de Dança de Salão, a nossa aula de dança utiliza ritmos convencionais de dança, como bolero, samba, forró, diversificando movimentos rítmicos em pé.

Essa atividade envolve controle da coordenação, condicionamento aeróbico e equilíbrio e, além disso, são estimuladas concentração e memória, uma vez que os alunos precisam memorizar uma sequência coreográfica que, no decorrer das aulas vai aumentando seu grau de dificuldade.

Atividades Cognitivas

Oficina de Memória

Oficina de memória

A Oficina de Memória é composta por atividades em grupo de conversa, escrita, leitura e operações matemáticas com o objetivo de estimular a atenção, a linguagem, a memória, dentre outras funções cognitivas.

A prática em si não impedirá o aparecimento de uma doença mas poderá retardar sua evolução, favorecendo um envelhecimento saudável e promovendo benefícios além da cognição, como convívio social, aumento do ânimo e da autoestima.

Atividades Artísticas

Roda de Música

Roda de Música

Nossa Roda de Música promove um momento de descontração e bem estar aos idosos participantes, buscando da rememoração de lembranças geradas através de músicas em diversos momentos das suas vidas. A combinação do uso de diversos instrumentos, a troca de experiências com o grupo e, principalmente, o canto, resultam nessa deliciosa atividade que é a “queridinha” dos nossos alunos.

A música como forma de terapia contribui diretamente para o envelhecimento ativo, pois proporciona aos idosos um contato com seu poder criativo, suas potencialidades, memórias e histórias de vida, fortalecendo sua identidade e autoestima.

Roda de Artes

Roda de Artes

A Roda de Artes tem como objetivo estimular o processo criativo, a partir do contato com as linguagens artísticas - músicas e brincadeiras, trocas de ideias e materiais artísticos diversos - em momentos de convivência com o grupo, exercitando a reflexão e gerando um processo de autoconhecimento que amplia a sensação de bem-estar do idoso.

Entre tantas atividades indicadas para a promoção da qualidade de vida para idosos, a Arte tem ocupado um lugar de destaque pois, ao produzirmos artisticamente, desenvolvemos nossa sensibilidade e nossa capacidade criativa, muita vezes adormecidas em nós.

Oficina de Pintura em Tela

Oficina de Pintura em Tela

A Oficina de Pintura em Tela utiliza a arte de pintar como forma de resgatar lembranças e habilidades em “antigos” talentos adormecidos, ou vem para despertar um novo interesse em novos “artistas” gerando ânimo e motivação para uma nova atividade!

Considerando que a arte é um instrumento de descobertas, que leva a plenitude da auto estima, a prática da Pintura acaba beneficiando o aluno idoso e suas questões de saúde mental.