Muitos idosos se queixam do calor excessivo dessa época do ano. Problemas com a pressão, tonturas e sensação da mal estar são as principais reclamações desse público.
Por isso, pedimos ao Dr. Paulo Jorge Cezario, geriatra de atendimento domiciliar, a gentileza de nos fornecer este texto esclarecendo algumas dúvidas comuns, e com algumas dicas de como se prevenir dos efeitos das altas temperaturas do verão:
As altas temperaturas características do verão pedem cuidados especiais com os idosos. Eles são mais propensos a desenvolver hipertermia, que ocorre quando a temperatura do corpo fica acima de 37,4°C. O tempo ideal de exposição direta ao sol é entre 5 a 10 minutos em braços e pernas e nos horários recomendados.
Se houver suspeita de alguma doença relacionado ao calor (hipertermia, insolação, intermação ou choque pelo calor), é recomendado mover a pessoa para um lugar fresco (de preferência com ar condicionado), deita-la para que repouse, remover roupas apertadas e desconfortáveis, oferecer água se a pessoa estiver consciente e procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Confira algumas dicas para a saúde dos idosos no verão:
— Beba grande quantidade de água durante todo o dia
— Vista-se com roupas leves e de cor clara
— Evite atividades extenuantes na parte mais quente do dia (entre 10h e 16h)
— Use filtro solar, chapéu ou boné ao sair no sol
— Evite tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação
— Se sentir cansaço, náuseas, tonturas, ou desenvolver dores de cabeça, saia imediatamente do sol, procurando abrigar-se numa sombra ou local arejado.
Compartilhe com seus amigos e familiares!
Quer saber mais? Acesse a página do Facebook do Dr. Paulo Jorge Cezario – atendimento domiciliar neste link: https://www.facebook.com/drpaulojorgecezario/ e entre em contato diretamente com ele!
Este texto foi retirado da página do Facebook Dr. Paulo Jorge Cezario – Atendimento domiciliar com a sua permissão e autorização.