8 de outubro de 2014

DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE: COMO FUGIR?

A depressão é um quadro comum na terceira idade, principalmente entre as mulheres. Muitos fatores contribuem para que o idoso seja suscetível a desenvolver um quadro depressivo. Dentre eles, as mudanças sociais, físicas e psíquicas decorrentes do envelhecimento.

A aposentadoria, o casamento dos filhos, a perda de cônjuges e familiares próximos, os problemas de saúde, bem como o isolamento social podem impactar de forma negativa e desencadear o aparecimento de uma depressão. Lidar com essas questões exige constante adaptação e resiliência do idoso.

Mas, será que existe uma receita para fugir da depressão?

Na verdade não, porque depende muito da personalidade da pessoa e do modo como ela lida com suas dificuldades.

No entanto, sabemos que:

  • –  Manter-se ativo socialmente, conversar sobre os problemas com amigos faz com que a pessoa se sinta mais leve.
  • –  Fazer atividade física regularmente libera serotonina no cérebro, e essa substância é responsável pelo bem estar.
  • –  Ter uma ocupação como: auxiliar familiares, fazer trabalho voluntário ou cuidar dos netos proporciona bem estar e evita pensamentos disfuncionais.
  • –  Manter hobbies, isto é, engajar-se em atividades prazerosas mantém a motivação e auxilia no bem estar psicológico.

Independente da atividade, manter o contato social, as atividades de lazer e acima de tudo manter a resiliência, que é a capacidade de passar por uma dificuldade e fazer o possível para sair dela e retornar ao ponto de equilíbrio, aprendendo com aquela vivência.

Assim como um famoso bambu japonês que, ao passar por uma forte tempestade, enverga-se para, posteriormente, com o fim do mau tempo, retornar a sua posição original. Aprendendo sempre com o que vivenciamos.

Tatiane Alaminos Encinas
CRP 08/20215

Veja outros posts

22 de fevereiro de 2017

Condicionamento aeróbico

O condicionamento aeróbico é uma das capacidades físicas mais importantes de se manter, a medida que vamos envelhecendo. Isso porque ele é responsável em manter o nosso organismo em funcionamento …

13 de dezembro de 2016

Cuidados no verão

Muitos idosos se queixam do calor excessivo dessa época do ano. Problemas com a pressão, tonturas e sensação da mal estar são as principais reclamações desse público. Por isso, pedimos …

25 de outubro de 2017

Dor ciática

Sabemos que o envelhecimento vem acompanhado de certas “dores” indesejadas… A dor ciática, ou dor no nervo ciático, é uma das mais comuns entre os idosos. Isso acontece porque, com …