O verão está chegando e o calor dos últimos dias já vem nos dando uma amostra dos dias quentes que estão por vir… Mas não podemos deixar que o calor nos desanime a praticar nossas atividades diárias, inclusive as atividades físicas, pois manter o corpo ativo só vai nos trazer benefícios!
O idoso e o calor
Sabemos que a população idosa é a que mais “sofre” com o excesso de calor. São vários os fatores que ocasionam esse desconforto ou mal estar, que normalmente resultam em falta de vontade de fazer qualquer coisa… São alguns deles:
Desidratação: O fato é que altas temperaturas causam a desidratação no nosso organismo. mas acontece que o metabolismo de idoso faz com que esse processo seja ainda mais intenso. Para agravar ainda mais, os sinais do corpo, a medida que envelhecemos, não são tão claros, e com isso, por exemplo, o idoso demora a sentir sede e, consequentemente a ingerir mais líquidos.
Dica: ingira líquidos antes de sentir sede. Deixe uma garrafa próximo a você ou coloque um despertador de hora em hora para te lembrar de tomar água. Chás gelados também são boas opções, e mais saborosas, mas cuidado com o excesso de algumas ervas.
Alterações de pressão: elas podem acontecer por diversas razões, e uma delas é pela própria desidratação… o calor por si só já faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, aumentando o espaço para o sangue passar e, portanto, diminuindo a pressão em suas paredes.
Dica: revisar a quantidade e horário do medicação para hipertensão junto a seu médico é uma boa opção para esse período, a fim de evitar quedas abruptas de pressão.
Mudança de rotina: meses de calor normalmente coincidem com férias familiares e viagens à praia, por exemplo. A mudança do ambiente, da cama e inclusive da alimentação, seja “o que” ou “quando” se come, unidas ao calor, que usualmente é ainda mais intenso em cidades litorâneas, são um conjunto de fatores que devem ser controlados para promover o maior conforto possível ao idoso.
Dica: procure um ambiente com conforto similar à casa do idoso e tente manter os horários de alimentação, para não “bagunçar” muito sua rotina alimentar, sempre atento à hidratação, conforme falado anteriormente. Cuidado também com o uso do ar condicionado e a alteração de temperaturas extremas, que pode resultar em gripes, resfriados e problemas respiratórios.
Atividade física no calor
Na verdade não existe uma atividade física específica para ser praticada em dias quentes. O que acontece é que atividades como natação e hidroginástica – que são na água – são mais confortáveis por provocarem uma sensação de “refresco”, em dias mais quentes.
Entretanto, nenhuma atividade física é contraindicada no verão, desde que alguns cuidados sejam tomados:
- hidratação: antes, durante e depois da atividade;
- uso de roupas leves: que possibilitem a passagem do ar;
- horário adequado: principalmente para atividades ao ar livre;
- orientação de um profissional de educação física: que poderá mudar a intensidade da atividade conforme a disposição do aluno.
O mais importante é manter-se, de alguma forma, ativo, pois a atividade física só traz benefícios quando praticada regularmente! Portanto, vamos nos movimentar!
Afinal de contas, bem estar não tem idade (: