O inverno está prestes a começar e com ele, o frio deve chegar. Segundo especialistas, será um inverno bastante rigoroso, prolongado e com baixas temperaturas.
A população idosa fica muito vulnerável neste período, por conta da constante oscilação de temperatura e os vírus de gripe que andam soltos por aí, prontos para atacar em um organismo menos imune.
Segundo informações da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia “Quando a temperatura cai, a atenção à saúde dos velhos deve ser redobrada. Eles correm um maior risco de problemas de saúde e lesões relacionadas ao clima, incluindo hipotermia, imobilidade, infecções, queimaduras na pele e aumento de dores crônicas. É importante para o idoso, e aqueles que cuidam deles, tomarem certas precauções nesta época do ano”.
Sendo assim, preparamos algumas dicas para evitar que esses fatores prejudiquem a qualidade de vida e a saúde do idoso durante essa estação gelada:
Hipotermia
É caracterizada pela queda da temperatura normal do organismo, que é de 37ºC, para valores abaixo de 35ºC. Os sintomas mais comuns são tremores, esfriamento das mãos e pés e pulsação lenta.
Para evitá-la, mantenha seu corpo aquecido através da prática de atividades físicas e uso de vestimenta adequada.
Imobilidade
A ausência de movimentação é uma das principais causas de quedas na população idosa. No frio tendemos a nos movimentar menos, mas o ideal seria nos movimentarmos mais a fim de promover o aquecimento do corpo e de suas articulações. Com o corpo e as articulações “desaquecidas”, nossa mobilidade fica prejudicada, facilitando eventos de desequilíbrio e consequentemente, quedas.
Infecções
Gripes e pneumonia são infecções bastante comuns em idosos, principalmente nos meses mais frios do ano. Manter o organismo protegido tomando as vacinas anualmente e ingerir suplementações vitamínicas, mediante orientação médica, são boas ferramentas para se proteger.
Dores crônicas
O frio faz com que a sensação de dor, por conta das artrites e artroses, aumente consideravelmente. Mais um motivo para procurar uma atividade física adequada que, além de aquecer, irá promover a lubrificação das articulações, minimizando a sensação de dor. Bolsas de água quente e massagens leves com cremes antiinflamatórios – mediante orientação médica – também podem ajudar.
Neste inverno, cuide de você! Procure uma atividade física para se aquecer, mantenha sua vacinação em dia e não se exponha ao frio intenso.
Além disso, uma sopa quentinha com a família em uma noite gelada e um filminho embaixo das cobertas, ao lado dos netos, ajuda a aquecer qualquer coração <3