20 de setembro de 2016

Primavera

PRIMAVERA. substantivo feminino. 1. Estação do ano entre o inverno e o verão, com temperaturas amenas, que se estende de 22 de setembro a 20 de dezembro, no hemisfério sul, e de 21 de março a 20 de junho, no hemisfério norte; é tida como a estação da renovação da natureza e das flores.
Esta é a definição mais comum da primavera, estação mais querida do ano por muitos de nós. Em uma abordagem mais “romântica”, ela marca o começo de um novo ciclo, que representa o “renascimento”, o período de plantar sementes e regar nossos jardins.

“Quantas primaveras?”
Quem de nós já não teve que responder essa pergunta a uma senhora simpática, sem saber o que isso significava? Pois então, “antigamente” cada ano de vida significava quantas primaveras já havíamos vivido, portanto, quando se fazia aniversário era muito comum se escutar: “Quantas primaveras?”, no lugar de “Quantos anos você está fazendo?”
E porque primaveras, e não verões ou invernos? Rsrsrs
Possivelmente porque, para muitas crenças, a primavera é a estação do ano que representa o despertar, o florescer, o renascer… Acredita-se que, neste momento saímos da introspecção do inverno e passamos a florescer e a despertar em nossas vidas. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade nos tornando mais otimistas, observadores e determinados.

Flores e cores da primavera
Você deve estar pensando: “Mas é primavera!!! Todas as flores gostam da primavera!!!”
A verdade é que cada tipo de flor se adapta melhor a um determinado clima e exposição. Quantas vezes, por exemplo, você não passou por jardins repletos de amores-perfeitos frondosos e coloridos, nos dias mais frios deste inverno que passou? Pois então, o amor-perfeito e a azaléia são exemplos de flores super resistentes ao frio, que se adaptam muito bem ao clima de inverno.
Já na primavera flores como as orquídeas, rosas e girassóis passam a aparecer mais por aí, sem falar nos jasmins, que florescem para perfumar nosso caminho por onde quer que estejam!

girassol jasminorquidearosa

A primavera em poesia
“Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.” Cecília Meirelles: Obra e prosa – “Primavera”

Que uma linda primavera se inicie para você, trazendo muita energia e renascimento a cada dia!

Veja outros posts

31 de janeiro de 2017

Solidariedade

“Solidariedade é um ato de bondade com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Ao pé da letra, significa: …

16 de setembro de 2014

Pilates na Terceira Idade

Há uma série de dúvidas em relação a prática do pilates, em especial, na terceira idade. Preparamos algumas questões que esclarecem um pouco sobre o tema. O que é o …

11 de setembro de 2017

II Feira de produtos e serviços para a terceira idade

A Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos está promovendo, pela segunda vez, uma feira de produtos e serviços para a terceira idade. O objetivo desse evento é …