12 de dezembro de 2017

Dicas para o idoso praticar atividade física no calor

O verão está chegando e o calor dos últimos dias já vem nos dando uma amostra dos dias quentes que estão por vir… Mas não podemos deixar que o calor nos desanime a praticar nossas atividades diárias, inclusive as atividades físicas, pois manter o corpo ativo só vai nos trazer benefícios!

O idoso e o calor

Sabemos que a população idosa é a que mais “sofre” com o excesso de calor. São vários os fatores que ocasionam esse desconforto ou mal estar, que normalmente resultam em falta de vontade de fazer qualquer coisa… São alguns deles:

Desidratação: O fato é que altas temperaturas causam a desidratação no nosso organismo. mas acontece que o metabolismo de idoso faz com que esse processo seja ainda mais intenso. Para agravar ainda mais, os sinais do corpo, a medida que envelhecemos, não são tão claros, e com isso, por exemplo, o idoso demora a sentir sede e, consequentemente a ingerir mais líquidos.

Dica: ingira líquidos antes de sentir sede. Deixe uma garrafa próximo a você ou coloque um despertador de hora em hora para te lembrar de tomar água. Chás gelados também são boas opções, e mais saborosas, mas cuidado com o excesso de algumas ervas.

Alterações de pressão: elas podem acontecer por diversas razões, e uma delas é pela própria desidratação…  o calor por si só já faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, aumentando o espaço para o sangue passar e, portanto, diminuindo a pressão em suas paredes.

Dica: revisar a quantidade e horário do medicação para hipertensão junto a seu médico é uma boa opção para esse período, a fim de evitar quedas abruptas de pressão.

Mudança de rotina: meses de calor normalmente coincidem com férias familiares e viagens à praia, por exemplo. A mudança do ambiente, da cama e inclusive da alimentação, seja “o que” ou “quando” se come, unidas ao calor, que usualmente é ainda mais intenso em cidades litorâneas, são um conjunto de fatores que devem ser controlados para promover o maior conforto possível ao idoso.

Dica: procure um ambiente com conforto similar à casa do idoso e tente manter os horários de alimentação, para não “bagunçar” muito sua rotina alimentar, sempre atento à hidratação, conforme falado anteriormente. Cuidado também com o uso do ar condicionado e a alteração de temperaturas extremas, que pode resultar em gripes, resfriados e problemas respiratórios.

Atividade física no calor

Na verdade não existe uma atividade física específica para ser praticada em dias quentes. O que acontece é que atividades como natação e hidroginástica – que são na água – são mais confortáveis por provocarem uma sensação de “refresco”, em dias mais quentes.

Entretanto, nenhuma atividade física é contraindicada no verão, desde que alguns cuidados sejam tomados:

  • hidratação:  antes, durante e depois da atividade;
  • uso de roupas leves:  que possibilitem a passagem do ar;
  • horário adequado: principalmente para atividades ao ar livre;
  • orientação de um profissional de educação física: que poderá mudar a intensidade da atividade conforme a disposição do aluno.

O mais importante é manter-se, de alguma forma, ativo, pois a atividade física só traz benefícios quando praticada regularmente! Portanto, vamos nos movimentar!

Afinal de contas, bem estar não tem idade (:

Veja outros posts

28 de julho de 2016

Mudanças: como lidar com elas?

Todo processo de mudança gera, em um primeiro momento, um certo desconforto. O medo do desconhecido, ou do indefinido, faz com que nossa mente gere um certo receio e às …

30 de setembro de 2014

Sábado em Família: reserve um tempo especial para quem você ama

Durante um tempo de reflexão entre todas as histórias que ouvimos dentro do espaço Vivere Bene, percebemos algo recorrente entre os filhos dos nossos clientes: a falta de tempo. Todos …

13 de março de 2017

Idoso em Curitiba

Seja para um morador da cidade ou um turista, Curitiba oferece muitas opções para pessoas idosas que queiram se distrair, se exercitar ou apenas apreciar belas paisagens. Além de suas …