10 de abril de 2017

A Páscoa presente em todos os nossos dias

Páscoa significa passagem, renascimento. Então, porque não tentarmos renascer todos os dias?

Podemos fazer uma analogia, afirmando que durante a vida toda, fazemos passagem de um estado de menos sabedoria para um de mais sabedoria, pois sempre estaremos aprendendo. E que isto exige mudanças constantes que requerem descobertas e atitudes .
Sempre haverá algo a melhorar, algo a descobrir, a modificar, a reinventar em nós mesmos.

Descobrir, agir e mudar….missão fácil para as crianças, porque a curiosidade e a vitalidade infantil parecem inesgotáveis.

O que dizer dos jovens então? Prontos para alcançar todos os sonhos com coragem e determinação próprios da idade.
Mudam-se os caminhos, as direções, os objetivos, as atitudes sem medo.
Não são mais aqueles que eram há meses ou anos atrás, sempre evoluindo, renascendo a cada escolha ou novo caminho.

Tudo vai sendo construído e conquistado dentro de nossas capacidades e de nosso empenho durante quase toda uma vida.

Chegará então o momento que não não haverá nada mais a conquistar?

Agora adultos,é chegada a hora de darmos aquele toque de requinte ao que nos tornamos.

Se” não tivemos tempo” durante nossa vida adulta de prestar atenção a pequenos detalhes importantes que nos tornariam pessoas melhores e mais felizes, teremos agora esta oportunidade.
Na pressa que a vida nos impôs, algumas coisas dentro de nós ainda estão por ser descobertas ou melhoradas.

Na maturidade podemos fazer renascer ou aperfeiçoar a compreensão, a tolerância, a serenidade, a simplicidade, a paz em nossos atos e nossos corações. Estes são movimentos de renascimento que muitas vezes só conseguimos fazer depois de muitos anos.
Também devemos abraçar a missão de ensinar através do nosso exemplo aos nossos filhos e netos tais ingredientes tão importantes de nossa existência.

E o melhor é pensar que dentro da nossa imperfeição, poderemos renascer mais caridosos, mais compreensivos, mais tolerantes, mais amorosos, mias fraternos, todos os dias.
É um movimento sem fim, para tentarmos nos aproximar ao máximo que pudermos daqueles que como Jesus, Buda ou Alá nos deram o maior exemplo de fraternidade e amor.

Feliz Páscoa!

Veja outros posts

27 de junho de 2016

Cuidados no inverno

O inverno chegou! E junto a ele vem aquela de preguiça de fazer qualquer coisa, a começar por sair da cama… e para o idoso não é diferente! O frio …

23 de outubro de 2018

O idoso do século XXI

Quem não lembra daquela vovozinha, lá pelos anos 80, com seus sessenta e poucos anos, de coque escovado no cabelo, saia abaixo do joelho, fazendo tricô no sofá ou indo …

16 de maio de 2017

Labirintite

Para entendermos o que é a Labirintite temos que, primeiro, compreender o que é o labirinto. Diferente do labirinto que conhecemos, pela definição de “um conjunto de percursos intrincados criados …