16 de outubro de 2014

O idoso e a felicidade

A felicidade é uma busca constante por toda a vida e o convívio diário com os idosos se torna um aprendizado diário.

Há três conceitos que são a base para nossa reflexão:

1) Contente: é um sentimento de estar realizado. Pode ser confundido satisfeito, entretanto, estar contente está mais ligado a gratidão pela vida.

2) Alegria: é aquele sentimento momentâneo. Quando nasce alguém é um bom exemplo de alegria, onde todos tem aquele sentimento especial na família.

3) Felicidade: um estado pleno. Que consiste em estar feliz, independente das circunstância, ser feliz é um estado de espirito.

Sabemos que vivemos de doses de alegria, são momentos importantes que estão relacionados com as coisas boas que acontecem em nossas vidas. Já o estar contente e a felicidade trata-se muito mais de uma atitude, uma decisão.

Um aprendizado que adquirimos com o idoso e a felicidade pode ser traduzido através da música do Gilberto Gil. Ela diz “o melhor lugar do mundo é o aqui e agora”.

A felicidade implica em em ser feliz. Parece um conceito simples, mas durante toda a vida a felicidade de muitos está sempre um passo a frente. Se coloca condições para ser feliz e elas necessariamente estão relacionadas ao futuro.

Podemos dizer que a felicidade e o contentamento caminham sempre um passo a frente da vida. “Ah! O dia que eu for diretor na empresa”, “Ah! O dia que eu comprar aquele super carro.”, “Ah! O dia que eu realizar isso ou aquilo eu serei feliz”.

E assim, seguimos durante toda a vida. Até chegar a maturidade.

Quando falamos em maturidade, assim como a felicidade, não está relacionada diretamente ao tempo. Ou seja, não importa a sua idade.

Estar feliz é a condição que buscamos, aqui e agora, e ela está diretamente relacionada ao sentimento de gratidão pela vida.

Falamos em alguns textos anteriores sobre planejamento. Entendemos a importância de planejar, pensar a longo prazo, sonhar… mas, nossa felicidade não deve estar relacionada ao futuro, principalmente quando idoso, o futuro está cada vez mais perto e não podemos esperá-lo para ser feliz.

Veja outros posts

27 de novembro de 2014

Relações sociais, eram sociais.

O homem sentiu a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento E a medida que …

23 de setembro de 2014

Por uma família vintage

Por muito tempo utilizei a frase “no meu tempo”. Ela me faz sentir mais velho, pode ser antiga, mas diante das minhas reflexões não são em nada antiquadas. Lembro do …

14 de abril de 2016

Bons tempos…

Todo “bom idoso” gosta de rememorar os bons tempos de sua juventude e, por muitas pessoas, isso é visto como uma coisa “chata”, mas vamos refletir… Quem não gosta de …