16 de outubro de 2014

O idoso e a felicidade

A felicidade é uma busca constante por toda a vida e o convívio diário com os idosos se torna um aprendizado diário.

Há três conceitos que são a base para nossa reflexão:

1) Contente: é um sentimento de estar realizado. Pode ser confundido satisfeito, entretanto, estar contente está mais ligado a gratidão pela vida.

2) Alegria: é aquele sentimento momentâneo. Quando nasce alguém é um bom exemplo de alegria, onde todos tem aquele sentimento especial na família.

3) Felicidade: um estado pleno. Que consiste em estar feliz, independente das circunstância, ser feliz é um estado de espirito.

Sabemos que vivemos de doses de alegria, são momentos importantes que estão relacionados com as coisas boas que acontecem em nossas vidas. Já o estar contente e a felicidade trata-se muito mais de uma atitude, uma decisão.

Um aprendizado que adquirimos com o idoso e a felicidade pode ser traduzido através da música do Gilberto Gil. Ela diz “o melhor lugar do mundo é o aqui e agora”.

A felicidade implica em em ser feliz. Parece um conceito simples, mas durante toda a vida a felicidade de muitos está sempre um passo a frente. Se coloca condições para ser feliz e elas necessariamente estão relacionadas ao futuro.

Podemos dizer que a felicidade e o contentamento caminham sempre um passo a frente da vida. “Ah! O dia que eu for diretor na empresa”, “Ah! O dia que eu comprar aquele super carro.”, “Ah! O dia que eu realizar isso ou aquilo eu serei feliz”.

E assim, seguimos durante toda a vida. Até chegar a maturidade.

Quando falamos em maturidade, assim como a felicidade, não está relacionada diretamente ao tempo. Ou seja, não importa a sua idade.

Estar feliz é a condição que buscamos, aqui e agora, e ela está diretamente relacionada ao sentimento de gratidão pela vida.

Falamos em alguns textos anteriores sobre planejamento. Entendemos a importância de planejar, pensar a longo prazo, sonhar… mas, nossa felicidade não deve estar relacionada ao futuro, principalmente quando idoso, o futuro está cada vez mais perto e não podemos esperá-lo para ser feliz.

Veja outros posts

25 de agosto de 2016

Conviver

“O que temos a ganhar viajando para a lua se não conseguimos atravessar o obscuro que nos separa dos outros. Essa é a mais importante descoberta; sem ela todas as …

27 de junho de 2016

Cuidados no inverno

O inverno chegou! E junto a ele vem aquela de preguiça de fazer qualquer coisa, a começar por sair da cama… e para o idoso não é diferente! O frio …

8 de outubro de 2014

DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE: COMO FUGIR?

A depressão é um quadro comum na terceira idade, principalmente entre as mulheres. Muitos fatores contribuem para que o idoso seja suscetível a desenvolver um quadro depressivo. Dentre eles, as mudanças sociais, …