27 de setembro de 2017

Prevenção x Tratamento

Quando falamos de atividade física para idosos, é muito comum haver dúvidas a respeito de qual qual profissional procurar. Para isso, vamos explicar as principais diferenças entre o trabalho do fisioterapeuta e do professor de Educação Física.

FISIOTERAPIA

O que é: por definição, uma especialidade paramédica que emprega agentes físicos (água doce ou salgada, sol, calor, eletricidade etc.), massagens e exercícios no tratamento de doenças. Quando sofremos uma lesão ou estamos com algum problema muscular, o médico pode sugerir o acompanhamento de um fisioterapeuta para complementar a ação de medicamentos e acelerar a recuperação.

Quem oferece: Profissionais formados em fisioterapia e registrados no CREFITO. O ideal é sempre buscar alguém que já tenha experiência ou especialização com envelhecimento, pois há algumas singularidades e especificidades importantes a serem considaradas.

Onde procurar: há diversas clínicas que oferecem fisioterapia. Algumas tem convênio com planos de saúde, outras não. Geralmente o atendimento particular é mais específico e individualizado, mas também mais caro… Há ainda os profissionais que atendem a domicílio, para facilitar a vida do paciente, principalmente em caso de lesões graves, mas também trata-se, normalmente, de um serviço mais caro.

Indicações: a fisioterapia é normalmente indicada para o tratamento de reabilitação de alguma lesão, seja ela articular, óssea, ou até mesmo neurológica. Alguns fisioterapeutas oferecem um serviço de prevenção, mas que já deveria ser indicado para um profissional de Educação Física, mais capacitado para essa situação.

ATIVIDADE FÍSICA

O que é: A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que requer gasto de energia. Já o exercício físico – que é na verdade do que falaremos adiante – trata-se de uma subcategoria da atividade física que é planejada, estruturada, repetitiva e proposital com o objetivo da melhoria ou manutenção do nosso condicionamento físico.

Quem oferece: na verdade, você pode praticar atividade física sozinho, como caminhar no parque, andar de bicicleta e até mesmo nadar. Entretanto, uma atividade física regular e orientada por um profissional – ou seja, um exercício físico – trará benefícios muito mais relevantes para a sua saúde. Portanto procure um profissional de Educação Física para te orientar!

Onde procurar: se estamos falando de exercício físico sob orientação, existem as opções genéricas como academias de musculação ou escolas de natação, que atendem a todos os públicos.
Entretanto, para o público idoso, vale a pena procurar um serviço especializado em terceira idade, que irá atender com mais atenção e de forma mais individualizada, seja ele um profissional particular ou um espaço de atividades específico para pessoas mais mais de 60 anos, como a Vivere Bene.

Indicações: a atividade física tem indicação “vitalícia”, pois ela é responsável por inúmeros benefícios, em todas as idades. Para o público idoso, o importante é verificar a principal necessidade e, principalmente, considerar as limitações que o indivíduo possui, para que ele possa realizá-la da maneira mais proveitosa possível. E, em aso de qualquer sinal de dor contínua ou recorrente, profissional de Educação Física deverá direcionar o aluno para um fisioterapeuta.

O mais importante dessa mensagem é ressaltar que não necessariamente você deva fazer ou fisioterapia ou uma atividade física regular, ou seja, uma coisa não exclui a outra.
Isso porque o idoso pode, por exemplo, apresentar uma lesão crônica, ou uma dificuldade neurológica que necessite de uma orientação fisioterápica e, ao mesmo tempo, praticar regularmente aulas de Pilates Solo em uma academia para fortalecer todo o resto do seu corpo, evitando futuras lesões e tornando seu dia a dia mais seguro e saudável!

Veja outros posts

23 de janeiro de 2017

Dores na coluna

Dor na cervical, na lombar, no ciático… essas são umas das principais queixas do público idoso. Isso porque, com o envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas que tendem prejudicar a nossa coluna …

2 de outubro de 2014

Afinal, como é ser idoso?

Pergunta que poderíamos fazer hoje no Brasil, para mais de 21 milhões de pessoas. Ouviríamos as mais diversas respostas. Algumas carregadas de sofrimento, frustrações,, arrependimentos, outras bem humoradas, repletas de …

13 de dezembro de 2016

Cuidados no verão

Muitos idosos se queixam do calor excessivo dessa época do ano. Problemas com a pressão, tonturas e sensação da mal estar são as principais reclamações desse público. Por isso, pedimos …