3 de setembro de 2014

Ihh esqueci! Cinco sinais para ficar atento

Com o envelhecimento ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais. E é fundamental ficar atento em alguns sinais. Eles indicam o impacto negativo que o envelhecimento pode gerar sobre o psiquismo.

A observação é o melhor remédio. Então, preste atenção nos cinco sinais que podem indicar algum problema:

  1. O idoso que se isola, recusando-se a sair de casa.
  2. Começa a apresentar mudanças em sua personalidade. Por exemplo: sempre foi reservada e torna-se desinibida, de uma hora para outra.
  3. O idoso que passa a apresentar problemas de memória e/ ou em atividades de memória.
  4. A pessoa que perde o prazer nas atividades que anteriormente apreciava.
  5. O idoso que se perde em locais conhecidos.

Vale lembrar que, principalmente após os 60 anos, é necessário exercitar a mente, realizando atividades de memória, e, caso haja indícios de sintomas depressivos, buscar um profissional em psicologia do idoso.

Tatiane Alaminos Encinas CRP08/20215

Veja outros posts

10 de setembro de 2018

(In)dependência do Idoso

Já que o assunto deste mês é independência, vamos falar da independência dos nossos idosos? Tentaremos entender até onde ou até quando eles podem mantê-la, dentro de certa dependência que …

11 de junho de 2015

DIA DOS NAMORADOS

O amor, ah o amor! Acho muito interessante a forma como o amor evolui dentro das nossas mentes e dos nossos corações… No início de um relacionamento tudo é maravilhoso. …

30 de setembro de 2014

Sábado em Família: reserve um tempo especial para quem você ama

Durante um tempo de reflexão entre todas as histórias que ouvimos dentro do espaço Vivere Bene, percebemos algo recorrente entre os filhos dos nossos clientes: a falta de tempo. Todos …