5 de agosto de 2016

Artrose

A artrose é uma doença que afeta consideravelmente a qualidade de vida de pessoas idosas. Isso poque se trata de uma degeneração das cartilagens das articulações, que acontece a medida que envelhecemos. A falta dessa cartilagem provoca um atrito entre os ossos envolvidos naquela articulação, causando dor e desconforto.

Artrose x artrite
Artrose é, na verdade, um tipo de artrite, além de ser a mais comum delas. Também pode ser chamada de osteoartrite, artrite degenerativa ou osteoartrose. Sua principal causa é o desgaste natural da idade do organismo.
Já a artrite é caracterizada por qualquer processo inflamatório em uma determinada articulação. Existem diversas formas e causas de artrite, as mais comuns – e conhecidas – são a artrose, a gota e a artrite reumatóide. Os principais sintomas da artrite são dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para mover a articulação afetada.

Articulações afetadas
As articulações mais comumente afetadas pelo desgaste de cartilagem são as do joelho, podendo também ocorrer em cotovelo, ombro, quadril, entre outras. Essas articulações, denominadas articulações móveis, possuem duas estruturas importantes:
– a cartilagem, que caracteriza-se por um tecido “mole” que envolve o osso e permite que um osso escorregue sobre o outro.
– o líquido sinovial, que tem como função lubrificar a articulação, fazendo com que os ossos deslizem entre si sem provocar muito atrito.
Ambos componentes tendem a diminuir com o tempo, permitindo que haja atrito quando a articulação é requisitada, provocando a inflamação e, consequentemente, a dor.

Nas figuras abaixo é possível visualizar dois exemplos de articulações saudáveis x articulações com artrose:

coluna

joelho

Prevenção e tratamento
Não há um tratamento de cura para artrose, pode se tratar de uma degeneração do tecido cartilaginoso, que é irreparável. Entretanto, existem formas de retardar a perda desse componente através de medicamentos, que sempre devem ser utilizados sob orientação médica.
Além disso, hábitos de vida saudáveis, tais como praticar exercícios de fortalecimento muscular, acupuntura e a manutenção de um peso ideal para não sobrecarregar as articulações, são excelentes formas de diminuir os sintomas e/ou retardar a manifestação da doença.

Veja outros posts

13 de outubro de 2014

Hoje é dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional

Quando decidimos fundar a Vivere Bene tínhamos a responsabilidade de oferecer aos idosos uma solução completa, que pudesse proporcionar uma vida ativa para os idosos. Nos preocupamos muito com o …

18 de fevereiro de 2016

Aumento da população idosa

O aumento da população idosa brasileira e no mundo está acontecendo de forma gradativa e crescente, sendo que o número de pessoas no Brasil com mais de 60 anos, tende …

10 de setembro de 2018

(In)dependência do Idoso

Já que o assunto deste mês é independência, vamos falar da independência dos nossos idosos? Tentaremos entender até onde ou até quando eles podem mantê-la, dentro de certa dependência que …