1 de novembro de 2016

Doenças cardíacas

O coração é um órgão vital do nosso organismo. Portanto, devemos nos preocupar com ele tomando os cuidados e dando a atenção que ele merece e precisa!
Para isso, pedimos para a cardiologista Dra. Liliam Gavazzoni Blume responder, de forma objetiva e clara, algumas questões que são bastante comuns entre nossos alunos:

1) Quais são os tipos de doenças cardíacas?
As que incluem vasos doentes, problemas estruturais e coágulos sanguíneos. Os tipos mais comuns de doenças são: Doença Arterial Coronariana, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca e Arritmia Cardíaca.

2) Quais os principais sintomas?
No estagio inicial a doença cardíaca não apresenta sintomas. Já em estágios avançados os principais sintomas são: dor torácica, palpitações, falta de ar e desmaios.

3) Por que o idoso tem uma maior tendência a desenvolver doenças cardíacas?
Hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo, obesidade e estresse situações são comuns nos idosos, e então podem contribuir para a formação de placas assim como para a redução da capacidade das artérias se dilatarem ou contraírem, quando necessário.

4) O que é o infarto?
Infarto do miocárdio é a conseqüência de obstrução de uma artéria coronária, por um coágulo de sangue sobre a placa de gordura que estava em sua parede, impossibilitando assim que o sangue chegue até aquela área do músculo cardíaco, levando a morte celular.

5) O que é um AVC?
Acidente vascular cerebral ou derrame cerebral ocorre quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que liberam sangue ao cérebro, provocando paralisia de área cerebral que ficou sem a circulação sanguínea adequada.

6) Além do uso de medicamentos, o que mais posso fazer para me prevenir ou remediar?
Muitos fatores contribuem para aparecimento das doenças. Fatores que podem ser diagnosticados e tratados: hipertensão arterial, diabete melittus, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Adequação dos hábitos de vida diária é primordial para a precaução.

7) Qual o tipo de atividade física é mais adequado para pessoas com problemas cardíacos?
Exercícios aeróbicos, Pilates, alongamento, esportes leves, danças, exercícios de força ou atividades recreativa. Não importando a modalidade, pois todos trazem benefícios a saúde.

8) Com que freqüência eu devo procurar um cardiologista?
No mínimo, uma vez ao ano.

Agora que você está mais informado, fica a dica: procure um cardiologista, cuide da sua alimentação e exercite-se com algo que lhe dê prazer!

Dra. Liliam Gavazzoni Blume é formada na Faculdade Evangélica do Paraná e atua como médica cardiologista no CEPEC – Centro Paranaense de Ecocardiografia em Curitiba – PR.

Veja outros posts

24 de maio de 2016

O idoso e a tecnologia

Nos últimos anos vem acontecendo um crescente e contínuo envelhecimento da população e, junto a esse crescimento, a tecnologia vem se desenvolvendo exponencialmente a cada ano. Embora esse conjunto de …

18 de abril de 2016

Você sabe quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, conspiração de natureza separatista, da então capitania de Minas Gerais, que ia contra …

16 de agosto de 2017

Pilates adaptado para idosos

O método Pilates vem sendo cada vez mais disseminado em todo o mundo. Não por ser apenas uma excelente forma de atividade física, mas por todos os princípios que envolvem …