O declínio da qualidade da audição na velhice é uma queixa muito comum e constante entre os idosos. O que muitos não sabem é que a perda da audição pode ser causada pelos mais diversos fatores e pode vir a desencadear consequências mais graves do que uma “simples perda de audição”.
Doenças como diabetes, arteriosclerose, labirintite e hábitos de vida não saudáveis, tais como, tabagismo, má alimentação e stress, são alguns dos fatores influenciadores na audição. Entre os principais sintomas estão: zumbidos, dificuldade de ouvir mais de uma pessoas ao mesmo tempo e escutar vozes mais agudas.
O fator mais preocupante da perda auditiva é o isolamento social que ela pode causar. Por não escutar direito, o idoso vai se desligando das conversas familiares e se isolando, fazendo cada vez menos esforço para entender os outros e para ser entendido.
Muitos deles são resistentes a utilizar o aparelho auditivo por terem vivenciado más experiências anteriormente. O fato é que o uso do aparelho auditivo requer um período de adaptação e de reabilitação auditiva, assim como fazemos uma reabilitação muscular, quando temos um problema na perna ou nos braços, por exemplo.
Fique atento ao seu idoso! Fale alto e pausadamente; tenha paciência ao repetir frases mais de uma vez, e articule bem as palavras! E se perceber que ele está muito repetitivo ou com muita dificuldade de escutar, procure um Otorrinogeriatra!