13 de novembro de 2014

Dia Mundial da Gentileza

Quem já não experimentou ser mal tratado por um vendedor, recepcionista, professor, familiar, chefe….

A pergunta é: Qual foi sua reação?
Nosso impulso é “devolver na mesma moeda “, como se quiséssemos medir força – ” Ah é, vamos ver então! ”
Mas se experimentarmos tratar essa pessoa com gentileza, sorrindo, baixando propositadamente o tom de voz, quase sempre faremos surtir um efeito positivo.

A gentileza no nosso cotidiano

Tenho um exemplo recente, em que após anos frequentando uma academia, ao chegar sempre encontrava um funcionário. Ele me parecia constantemente “emburrado”.Eu nunca o cumprimentava.
Depois de algum tempo (anos) resolvi cumprimentá-lo ao chegar. Repeti esse cumprimento por vários dias e nada…
Aí percebi que talvez meu BOM DIA era um tanto tímido, sem olhar nos olhos, num tom de voz sem expressão, sem entusiasmo afinal.Acho que sua cara fechada me levava a isso.
Decidi então tentar olhar nos seus olhos, e com um sorriso desejar do fundo do meu coração um BOM DIA! (mesmo que ele não me olhasse)..
Depois de umas duas semanas ela já me retornava com um grunido baixo, que eu julgava ser um ” Pra você também”.
Insisti, e agora trocamos um sonoro BOM DIA todas as vezes que nos encontramos!

O respeito ao idoso

E o que dizer sobre nossas atitudes em relação aos idosos.
De nada nos custa repetir uma ou mais vezes o que lhes foi dito, considerando que sua audição e sua memória já não estão tão bem.
Respeitar seu ritmo de caminhada, ajudá-los a entrar no carro, ouvir suas histórias de vida tantas vezes maravilhosas,encorajá-los a enfrentar um novo desafio.
Ao convivermos com eles podemos sentir o carinho, a gratidão e a importância que recebemos em troca destes pequenos gestos de gentileza.

Com estas pequenas atitudes, podemos ir mudando esse mundinho já tão acostumado com descaso e desrespeito com o nosso próximo.
Experimente melhorar seu dia,começando por desejar um belo dia a todos que encontrar!

Veja outros posts

5 de julho de 2017

Nossos quatro anos

A Vivere Bene está de aniversário! E o que dizer dos nossos 4 anos de vida? Vou começar pela soma de anos que nossos queridos alunos nos trazem de experiências, …

6 de dezembro de 2017

Sarau Literário: O amor

Na última quinta-feira, nossas alunas da Oficina Literária, em uma proposta multigeracional com jovens estudantes da UFPR, sob orientação da psicóloga Regina Célia Celebrone, apresentaram a seus colegas um pouquinho …

16 de setembro de 2014

Pilates na Terceira Idade

Há uma série de dúvidas em relação a prática do pilates, em especial, na terceira idade. Preparamos algumas questões que esclarecem um pouco sobre o tema. O que é o …