Na minha idade quando o assunto é Catarata, nem de longe penso nas belezas naturais de Foz do Iguaçu.
Estive há algumas semanas atrás na cidade e conheci as Cataratas. Olhar a beleza natural presente naquele lugar foi algo indescritível. Porém, fiquei pensando naqueles que não conseguem mais enxergar com precisão essa beleza natural.
Tem sido recorrente na grande mídia o assunto. Recentemente o programa Fantástico da Rede Globo falou de casos com cirurgias coletivas bem e mal sucedidas.
Não tenho a pretensão de falar em termos técnicos da doença, uma busca rápida na internet é capaz de fornecer várias dicas sobre o assunto.
A reflexão aqui são duas: prevenção e informação.
Prevenção é um ótimo remédio mediante as doenças que nos afligem quando idosos. Uma alimentação correta, hábitos saudáveis e cuidados ajudam consideravelmente a prevenir doenças da velhice.
O ponto que gostaria de reforçar é a informação. Sempre que houver algum problema como esse é fundamental buscar nos órgãos competentes as melhores opções e profissionais para o tratamento. Então preparamos três dicas fundamentais durante esse processo de informação:
1) Procure na Internet: embora não devamos pautar nosso tratamento em informações contidas na internet. Ela é uma boa ferramenta para buscar informações sobre a doença, bem como, para encontrar os profissionais que são referências no assunto.
2) Encontrar um médico: parece óbvio, mas o tema aqui é mais do que encontrar. É se informar sobre o médico que você deseja um diagnóstico ou tratamento. É importante você ter um médico de confiança. Se isso ainda não aconteceu, fique a vontade para procurar uma segunda opinião.
3) Ache bons amigos: sim, o seu ciclo de relacionamento é uma fonte interessante para informação. Certamente alguém da sua família, vizinhos e amigos já passaram ou conhecem alguém que passou por uma situação semelhante à sua. Então, certamente vale conversar com pessoas para ter boas referências.
São três dicas fundamentais e que preferencialmente devem acontecer simultaneamente. Nunca confie em somente uma fonte de informação. Quando o assunto é a sua saúde: informação nunca é demais.
Sr. Bene