9 de outubro de 2014

Idosos e a visão das Cataratas

Na minha idade quando o assunto é Catarata, nem de longe penso nas belezas naturais de Foz do Iguaçu.

Estive há algumas semanas atrás na cidade e conheci as Cataratas. Olhar a beleza natural presente naquele lugar foi algo indescritível. Porém, fiquei pensando naqueles que não conseguem mais enxergar com precisão essa beleza natural.

Tem sido recorrente na grande mídia o assunto. Recentemente o programa Fantástico da Rede Globo falou de casos com cirurgias coletivas bem e mal sucedidas.

Não tenho a pretensão de falar em termos técnicos da doença, uma busca rápida na internet é capaz de fornecer várias dicas sobre o assunto.

A reflexão aqui são duas: prevenção e informação.

Prevenção é um ótimo remédio mediante as doenças que nos afligem quando idosos. Uma alimentação correta, hábitos saudáveis e cuidados ajudam consideravelmente a prevenir doenças da velhice.

O ponto que gostaria de reforçar é a informação. Sempre que houver algum problema como esse é fundamental buscar nos órgãos competentes as melhores opções e profissionais para o tratamento. Então preparamos três dicas fundamentais durante esse processo de informação:

1) Procure na Internet: embora não devamos pautar nosso tratamento em informações contidas na internet. Ela é uma boa ferramenta para buscar informações sobre a doença, bem como, para encontrar os profissionais que são referências no assunto.

2) Encontrar um médico: parece óbvio, mas o tema aqui é mais do que encontrar. É se informar sobre o médico que você deseja um diagnóstico ou tratamento. É importante você ter um médico de confiança. Se isso ainda não aconteceu, fique a vontade para procurar uma segunda opinião.

3) Ache bons amigos: sim, o seu ciclo de relacionamento é uma fonte interessante para informação. Certamente alguém da sua família, vizinhos e amigos já passaram ou conhecem alguém que passou por uma situação semelhante à sua. Então, certamente vale conversar com pessoas para ter boas referências.

São três dicas fundamentais e que preferencialmente devem acontecer simultaneamente. Nunca confie em somente uma fonte de informação. Quando o assunto é a sua saúde: informação nunca é demais.

Sr. Bene

Veja outros posts

24 de março de 2016

Histórias para contar…

RESUMO DA ÓPERA Para quem deixar minhas histórias que são estórias. Por que fizeram essa distinção? Não são estórias, é a minha história. Mas a quem ela interessa? Fui eu …

15 de janeiro de 2015

Queremos Espaço

Aqui na Vivere Bene, convivemos com muitos filhos de idosos que se preocupam, e muito, com a saúde e o bem-estar de seus pais. Essa preocupação em lhes proporcionar o …

16 de novembro de 2017

O amor nos tempos da velhice

É com grande satisfação que disponibilizamos a você um trechinho do capítulo do livro “Amor, desejo e gozo” – “O amor nos tempos da velhice”, escrito pela psicóloga Dra. Regina …