8 de janeiro de 2015

Histórias do Parque: academia ao ar livre

Depois de cansar de muito ouvir médicos e principalmente meus filhos, resolvi sair do conforto do meu sofá e da tranquilidade da minha casa e me propus a dirigir até o parque para me exercitar. Admito que tomei esta resolução para ver se “eles” me deixariam em paz.
Parecia que ninguém compreendia que minhas tarefas de casa, como varrer o jardim, colocar o lixo para fora e molhar minhas plantas já eram um bom exercício para alguém da minha idade!

Comecei minhas caminhadas solitárias . Sempre que passava pela academia ao ar livre que existem nos parques agora, via um animado senhor mais ou menos da minha idade, conversando com todas as pessoas que estavam por ali. Resolvi então deixar de lado a minha entediante caminhada e me arrisquei a me aproximar daquele grupo.
Então o animado senhor me disse: ” Venha fazer exercícios amigo! ”
Timidamente eu falei que não sabia o que fazer com aquelas coisas, mas ele se propôs a me ensinar.
Assim inicie meus exercícios . Meu novo amigo era realmente entusiasmado e me incentivava a usar cada aparelho por mais tempo e mais rápido.
Depois de uns dias comecei a sentir dores nas costas que se tornaram insuportáveis. Desisti dos meus exercícios e me entreguei novamente à tranquilidade dos meus dias em casa. Fui ao médico e relatei minha péssima experiência com os exercícios que ele tanto me sugeria que fizesse. Porém ao final do meu relato a conclusão foi que eu não tinha recebido a orientação de alguém capacitado e, daí o motivo de minhas dores.

O resultado desta experiência um tanto infeliz me levou primeiramente a algumas sessões de fisioterapia para consertar o estrago, e depois para um trabalho com um educador físico que me fez descobrir a satisfação e o bem estar que uma atividade física pode nos trazer.
Atualmente faço parte de um grupo de idosos que se reúne três vezes na semana para bater papo enquanto cuida da qualidade de vida, com a prática de uma atividade orientada por uma simpática e atenciosa professora de educação física!

Veja outros posts

12 de julho de 2016

Ginástica Funcional para idosos

A ginástica funcional é um tipo de atividade física realizada sem aparelhos convencionais de academia, que utiliza como carga principal, o próprio peso corporal. Como o nome mesmo já diz, …

10 de fevereiro de 2015

Oficina de Memória

A Oficina de Memória oferecida na Vivere Bene tem como objetivo melhorar a cognição global dos participantes. Foi desenvolvida para idosos que, mesmo não tendo qualquer doença neurológica (como Alzheimer, …

2 de fevereiro de 2016

Baile de Carnaval

O Carnaval é uma festa popular milenar, comemorada em diversos países , com características culturais diversificadas por todo o mundo. Pode se dizer que a história do Carnaval no Brasil …