3 de setembro de 2014

Ihh esqueci! Cinco sinais para ficar atento

Com o envelhecimento ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais. E é fundamental ficar atento em alguns sinais. Eles indicam o impacto negativo que o envelhecimento pode gerar sobre o psiquismo.

A observação é o melhor remédio. Então, preste atenção nos cinco sinais que podem indicar algum problema:

  1. O idoso que se isola, recusando-se a sair de casa.
  2. Começa a apresentar mudanças em sua personalidade. Por exemplo: sempre foi reservada e torna-se desinibida, de uma hora para outra.
  3. O idoso que passa a apresentar problemas de memória e/ ou em atividades de memória.
  4. A pessoa que perde o prazer nas atividades que anteriormente apreciava.
  5. O idoso que se perde em locais conhecidos.

Vale lembrar que, principalmente após os 60 anos, é necessário exercitar a mente, realizando atividades de memória, e, caso haja indícios de sintomas depressivos, buscar um profissional em psicologia do idoso.

Tatiane Alaminos Encinas CRP08/20215

Veja outros posts

27 de fevereiro de 2019

Estimulação cognitiva para idosos: como funciona e para que serve.

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial, fruto de inúmeros avanços, sociais, tecnológicos e científicos. Este processo engloba mudanças morfofisiológicas, psicológicas e socioculturais que afetam significativamente as áreas cognitivas …

25 de maio de 2017

Direitos do Idoso

Você já ouviu falar no Estatuto do Idoso? Ele é um documento, mais especificamente uma Lei, instituída em 01 de outubro de 2003, destinada a regular os direitos assegurados às …

23 de outubro de 2018

O idoso do século XXI

Quem não lembra daquela vovozinha, lá pelos anos 80, com seus sessenta e poucos anos, de coque escovado no cabelo, saia abaixo do joelho, fazendo tricô no sofá ou indo …