7 de setembro de 2014

Independência ou Morte

A Independência do Brasil representa o processo de emancipação política do Brasil em relação a Portugal. Foi um momento importante da história do país. Uma grande conquista.

No ciclo da vida também existem momentos de emancipação. Quando adolescente, é possível realizar a emancipação do menor. Nada mais é do que permitir ao adolescente ter direitos civis iguais aos dos adultos.

Na terceira idade, também há uma consciência de emancipação a ser conquistada. A verdade é que durante toda a vida, o idoso obteve muitas conquistas e agora necessita usufruir e em alguns casos reconquistar a sua emancipação.

Isso depende muito do contexto e apoio familiar. É fundamental a consciência de todos sobre a importância de se preservar a independência do idoso.

O seu ritmo de vida e atividades, necessariamente precisam acontecer sem “incomodar os filhos”. Essa é uma grande preocupação da maioria dos idosos. O grande desejo é a emancipação e uma vida independente e por isso é fundamental respeitá-los.

Nessa data tão importante para o Brasil, vale a reflexão sobre a independência daqueles que fizeram e fazem história em nossas vidas.

Veja outros posts

11 de setembro de 2014

A idade e o Ultraman – reflexões Marise Junqueira

Hoje acordei cedinho, num daqueles dias lindos de primavera. Dia de céu azul pálido e brisa calma. Estava cansada da semana turbulenta que o cotidiano os impõe, ou melhor, que …

8 de outubro de 2014

DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE: COMO FUGIR?

A depressão é um quadro comum na terceira idade, principalmente entre as mulheres. Muitos fatores contribuem para que o idoso seja suscetível a desenvolver um quadro depressivo. Dentre eles, as mudanças sociais, …

19 de julho de 2017

Terapia Artística

A Terapia Artística é fundamentada na visão artística, médica e terapêutica ampliada pela Antroposofia, ciência espiritual fundada por Rudolf Steiner no início do século XX. É um método de conhecimento …