7 de setembro de 2014

Independência ou Morte

A Independência do Brasil representa o processo de emancipação política do Brasil em relação a Portugal. Foi um momento importante da história do país. Uma grande conquista.

No ciclo da vida também existem momentos de emancipação. Quando adolescente, é possível realizar a emancipação do menor. Nada mais é do que permitir ao adolescente ter direitos civis iguais aos dos adultos.

Na terceira idade, também há uma consciência de emancipação a ser conquistada. A verdade é que durante toda a vida, o idoso obteve muitas conquistas e agora necessita usufruir e em alguns casos reconquistar a sua emancipação.

Isso depende muito do contexto e apoio familiar. É fundamental a consciência de todos sobre a importância de se preservar a independência do idoso.

O seu ritmo de vida e atividades, necessariamente precisam acontecer sem “incomodar os filhos”. Essa é uma grande preocupação da maioria dos idosos. O grande desejo é a emancipação e uma vida independente e por isso é fundamental respeitá-los.

Nessa data tão importante para o Brasil, vale a reflexão sobre a independência daqueles que fizeram e fazem história em nossas vidas.

Veja outros posts

2 de fevereiro de 2016

Baile de Carnaval

O Carnaval é uma festa popular milenar, comemorada em diversos países , com características culturais diversificadas por todo o mundo. Pode se dizer que a história do Carnaval no Brasil …

31 de maio de 2017

O frio está chegando…

O inverno está prestes a começar e com ele, o frio deve chegar. Segundo especialistas, será um inverno bastante rigoroso, prolongado e com baixas temperaturas. A população idosa fica muito …

23 de fevereiro de 2015

Oficina Literária

Com o passar dos anos, acumulamos experiências e vivências que merecem ser compartilhadas. Você tem o desejo de contar e ouvir histórias de vida de pessoas com mais de 60 …