16 de maio de 2017

Labirintite

Para entendermos o que é a Labirintite temos que, primeiro, compreender o que é o labirinto.
Diferente do labirinto que conhecemos, pela definição de “um conjunto de percursos intrincados criados com a intenção de desorientar quem os percorre”, o labirinto que causa a tão temida Labirintite trata-se de uma parte do nosso corpo, bem dizer, do nosso ouvido.

O Labirinto é a região da orelha interna ligada à audição, ao equilíbrio e à percepção da posição do corpo, que tem o formato de um “caracol”.
A sua porção posterior é a responsável por fornecer nossa noção de equilíbrio, pois é nela que estão as células nervosas que informam a posição da cabeça em relação ao corpo.

A Labirintite é, portanto, causada por uma afecção do labirinto, atingindo e prejudicando as suas principais funções como a audição e o equilíbrio.

O envelhecimento é uma das causas da labirintite e, por isso, ela é tão comuns entre idosos. Mas são inúmeros os fatores que podem desencadear as crises de labirintite, entre os mais comuns estão:
– processos inflamatórios ou infecciosos;
– alimentação com ingestão excessiva de açúcar;
– doenças neurológicas e disfunções hormonais;
– stress e ansiedade.

Os sintomas mais comuns da doenças são: tontura ou vertigem, zumbido, náuseas, dores de cabeça, desequilíbrio, perda de audição de um dos ouvidos.

Quando estiver em crise, procure ambientes sem barulho, faça massagens circulares na região da nuca e das têmporas, e procure deitar de lado. Além disso, são atitudes benéficas para o tratamento da labirintite:
– evitar alimentos ricos em sal, cafeína e açúcar, como o chocolate, o café e refrigerantes;
– ingerir bastante líquidos;
– não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas;
– praticar atividades físicas;
– tratamentos medicamentosos (*mediante orientação médica)

Sempre busque orientação médica para o tratamento de qualquer doença e mantenha hábitos de vida saudáveis! Afinal de contas, bem estar não tem idade!

Veja outros posts

28 de novembro de 2013

Pesquisa mostra que vale a pena começar a fazer exercícios em qualquer idade.

A atividade física regular aumenta as chances de se envelhecer bem e em forma, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira. Depois de oito anos acompanhando um universo de 3.500 …

5 de outubro de 2016

A minha história com idosos

Eu não conheci os meus avôs. Minhas avós morreram enquanto eu ainda era nova, então não tive a oportunidade de conviver com um idoso no meu “dia a dia”. Mas …

4 de julho de 2016

Causas da depressão e ansiedade em idosos: Como se prevenir?

Quadros depressivos são recorrentes em idosos em nossos dias. A depressão no momento da velhice se caracteriza como um estado de humor triste prolongado, que pode ser proveniente de perdas …