16 de novembro de 2017

O amor nos tempos da velhice

É com grande satisfação que disponibilizamos a você um trechinho do capítulo do livro “Amor, desejo e gozo” – “O amor nos tempos da velhice”, escrito pela psicóloga Dra. Regina Célia Celebrone:

“É com poesia que se enfrenta a velhice, com traçados e achados outrora desnecessários e prescindíveis. Agora, neste tempo, não há mais quase tempo, o tempo urge e ruge. Nesse ciclo da vida, o idoso olha para o seu passado e constata o que foi semeado e colhido, em um balanço de conquistas e derrotas, de lutas e frustrações. É a constatação das notas promissórias impagáveis, das promessas não cumpridas, dos futuros adiados, e da inexorabilidade do fim dos tempos. Há que ser criativo nos modos de (re) negociação com as dívidas de-vidas.

Frente às notas promissórias assinadas ao longo de toda uma existência, ou se desespera frente à angústia da impossibilidade dos futuros não cumpridos (Jerusalinsky,2001), ou se é generativo e íntegro na transmissão de legados de vida alicerçados sobre o dom da transmissão no e pelo amor.

Trabalhos com e em torno da linguagem configuram-se como potentes instrumentos de tranforma-ação no momento da velhice. A possibilidade de produzir discurso acerca do processo de envelhe-Ser, dores e (dis) sabores pode incrementar a velhice de amor e desejo.”

Sobre a autora

Regina Célia Celebrone é psicóloga doutora em Distúrbios da Comunicação: Linguagem e Envelhecimento, pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Atualmente é membro do grupo GELEP/Unicamp – CNPq, professora universitária e coordenadora do laboratório: Luto e Envelhecimento (UFPR), ministra oficinas de linguagem na Universidade Positivo da Maturidade  e grupos de Oficina da Palavra e Literária na Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos.

Oficina da Palavra na Vivere Bene

No espaço de atividades para idosos Vivere Bene, nós trabalhamos projetos e afetos em oficinas de palavras em torno do amor.

As Oficinas da Palavra acontecem nas segundas-feiras, as 16h e nas quintas-feiras, as 14h. Já o grupo de Oficina Literária acontece nas quintas-feiras, as 16h.

Venha conhecer e compartilhar vidas, histórias e lembranças com este grupo tão especial!

A Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos  está localizada na Rua Nilo Peçanha, 1869 – Bom Retiro, Curitiba-PR. Para mais informações ligue no (41)3209-5152 ou mande um WhatsApp no (41)99109-5152.

Veja outros posts

17 de abril de 2019

A importância da convivência na terceira idade: como reinserir o idoso socialmente.

O ser humano vive de relacionamentos. Desde o início da vida aprendemos a conviver com outros e, no decorrer da vida, aumentamos essa variedade de conexões pessoais em nosso dia …

2 de outubro de 2014

Afinal, como é ser idoso?

Pergunta que poderíamos fazer hoje no Brasil, para mais de 21 milhões de pessoas. Ouviríamos as mais diversas respostas. Algumas carregadas de sofrimento, frustrações,, arrependimentos, outras bem humoradas, repletas de …

29 de junho de 2018

O idoso e o bebê

Muitos ainda insistem em tratar o idoso como um bebê, ou um criança, o que podemos chamar de infantilização do idoso. Essa atitude ofende e irrita muitas senhoras e senhores …