29 de junho de 2018

O idoso e o bebê

Muitos ainda insistem em tratar o idoso como um bebê, ou um criança, o que podemos chamar de infantilização do idoso. Essa atitude ofende e irrita muitas senhoras e senhores por aí…

Existem, de fato, algumas características semelhantes entre essas pessoas tão especiais em faixas etárias tão distantes, que são visivelmente adquiridas durante o processo de envelhecimento. Mas isso não quer dizer que  o idoso “volte” a ser criança, isso porque ele já viveu uma vida inteira e acumulou diversas experiências, sentimentos e memórias – diferentemente de um bebê, que só está começando esse processo…

Muitos deles se queixam, principalmente, da dependência que, de certa forma, voltam a ter de alguém para fazer certas coisas a eles… Só que desta vez dependem dos próprios filhos – na maioria das vezes… e essa inversão de papéis é muito delicada para ambos – pais e filhos, e nem sempre fácil de lidar.

O ideal é que o filho tente deixar o pai ou a mãe manter sua independência o máximo possível, dentro das suas possibilidades e limitações. E sirva mais como um apoio, uma ajuda e não tome conta de tudo de repente, de uma hora para outra.

Acompanhar ao médico, auxiliar nas transações bancárias, ajudar a organizar o ambiente da casa para que seja o mais adequado possível são primeiros passos dessa inversão de papéis que podem tornar o processo mais fácil. Pai e filho podem inclusive aproveitar essa necessidade para resgatar momentos de convivência, que há tanto tempo não são possíveis de ser vivenciados.

Cuide com carinho e respeito de quem sempre tão bem cuidou de você, e pense que, um dia, seus filhos farão o mesmo por você <3

Veja outros posts

2 de outubro de 2014

Afinal, como é ser idoso?

Pergunta que poderíamos fazer hoje no Brasil, para mais de 21 milhões de pessoas. Ouviríamos as mais diversas respostas. Algumas carregadas de sofrimento, frustrações,, arrependimentos, outras bem humoradas, repletas de …

8 de janeiro de 2015

Histórias do Parque: academia ao ar livre

Depois de cansar de muito ouvir médicos e principalmente meus filhos, resolvi sair do conforto do meu sofá e da tranquilidade da minha casa e me propus a dirigir até …

20 de setembro de 2016

Primavera

PRIMAVERA. substantivo feminino. 1. Estação do ano entre o inverno e o verão, com temperaturas amenas, que se estende de 22 de setembro a 20 de dezembro, no hemisfério sul, …