29 de junho de 2018

O idoso e o bebê

Muitos ainda insistem em tratar o idoso como um bebê, ou um criança, o que podemos chamar de infantilização do idoso. Essa atitude ofende e irrita muitas senhoras e senhores por aí…

Existem, de fato, algumas características semelhantes entre essas pessoas tão especiais em faixas etárias tão distantes, que são visivelmente adquiridas durante o processo de envelhecimento. Mas isso não quer dizer que  o idoso “volte” a ser criança, isso porque ele já viveu uma vida inteira e acumulou diversas experiências, sentimentos e memórias – diferentemente de um bebê, que só está começando esse processo…

Muitos deles se queixam, principalmente, da dependência que, de certa forma, voltam a ter de alguém para fazer certas coisas a eles… Só que desta vez dependem dos próprios filhos – na maioria das vezes… e essa inversão de papéis é muito delicada para ambos – pais e filhos, e nem sempre fácil de lidar.

O ideal é que o filho tente deixar o pai ou a mãe manter sua independência o máximo possível, dentro das suas possibilidades e limitações. E sirva mais como um apoio, uma ajuda e não tome conta de tudo de repente, de uma hora para outra.

Acompanhar ao médico, auxiliar nas transações bancárias, ajudar a organizar o ambiente da casa para que seja o mais adequado possível são primeiros passos dessa inversão de papéis que podem tornar o processo mais fácil. Pai e filho podem inclusive aproveitar essa necessidade para resgatar momentos de convivência, que há tanto tempo não são possíveis de ser vivenciados.

Cuide com carinho e respeito de quem sempre tão bem cuidou de você, e pense que, um dia, seus filhos farão o mesmo por você <3

Veja outros posts

8 de fevereiro de 2017

A importância do idoso manter-se ativo

O idoso, devido ao processo do envelhecimento, naturalmente irá modificar a forma ou a intensidade de suas ações, e não necessariamente sem impedido de manter-se ativo. É importante ressaltar que, …

28 de outubro de 2014

PROMOÇÃO CARONA AMIGA

A Vivere Bene é um lugar para os idosos fazerem amigos. E para chegar até lá é preciso de uma forcinha. Todas as matrículas feitas no período da promoção recebem …

11 de novembro de 2014

Audição na terceira idade

O declínio da qualidade da audição na velhice é uma queixa muito comum e constante entre os idosos. O que muitos não sabem é que a perda da audição pode …