17 de maio de 2016

Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada basicamente pelo aumento da porosidade óssea que, consequentemente resulta na fragilidade dos ossos do corpo, facilitando a ocorrência de fraturas e lesões principalmente na região lombar a na cabeça do fêmur. O estágio anterior à osteoporose é chamado de osteopenia, fase em que os ossos já apresentam uma degeneração, mas ainda muito pequena, e que pode ser revertida.

Causas da osteoporose

Há diversos fatores que podem desencadear a osteoporose. São alguns exemplos:
– menopausa: neste período, ocorre uma alteração na produção dos hormônios que inibem a reabsorção óssea
– envelhecimento: ao envelhecer, naturalmente, diminuímos a produção de células ósseas
– hereditariedade: a doença é mais comum entre pessoas de origem asiática, magras, baixas e de pele clara
– fumo e álcool: estas são substâncias que aceleram o ritmo da perda óssea
– falta de ingestão de cálcio: o cálcio é fundamental para a manutenção da qualidade óssea

Sintomas e diagnóstico

A osteoporose normalmente não apresenta sintomas, mas pode ser percebida por dores na região da coluna lombar, diminuição de altura (resultante do comprimento das vértebras) e deformidade da coluna (cifose).
Além disso, pessoas que apresentam algum(s) dos fatores citados acima, devem realizar exames de rotina periodicamente, para acompanhar a situação de seus ossos. O exame mais indicado para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia é a Densitometria Óssea.

Tratamento e prevenção

Como prevenção e tratamento da maioria das doenças, hábitos de vida saudáveis são, em geral o fator mais importante no caso da osteoporose. São eles:
– exercícios físicos adequados: caminhadas, exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, exercícios de equilíbrio (para prevenir-se de quedas);
– alimentação balanceada: além da ingestão de alimentos ricos em cálcio (banana, leite e derivados, brócolis, sardinha, gergelim), deve-se evitar a ingestão excessiva de gordura, sal e refrigerantes de cola.
– evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas;
– Evitar locais e objetos que possam causar quedas;
– suplementação de vitaminas.

Cuide-se sempre! Porque bem estar não tem idade!

Veja outros posts

19 de setembro de 2017

Movimento LAB60+

Você conhece o LAB60+? Se você desenvolve uma iniciativa inovadora com impacto positivo para a revolução da longevidade, participe deste Movimento! Amplie sua rede de parceiros, obtenha visibilidade para seu …

25 de abril de 2016

Dicas naturais para baixar a pressão arterial

Você está entre o um em cada três adultos que têm uma pressão arterial elevada? Se assim for, tomar a sua medicação prescrita todos os dias é de vital importância …

16 de agosto de 2017

Pilates adaptado para idosos

O método Pilates vem sendo cada vez mais disseminado em todo o mundo. Não por ser apenas uma excelente forma de atividade física, mas por todos os princípios que envolvem …