17 de maio de 2016

Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada basicamente pelo aumento da porosidade óssea que, consequentemente resulta na fragilidade dos ossos do corpo, facilitando a ocorrência de fraturas e lesões principalmente na região lombar a na cabeça do fêmur. O estágio anterior à osteoporose é chamado de osteopenia, fase em que os ossos já apresentam uma degeneração, mas ainda muito pequena, e que pode ser revertida.

Causas da osteoporose

Há diversos fatores que podem desencadear a osteoporose. São alguns exemplos:
– menopausa: neste período, ocorre uma alteração na produção dos hormônios que inibem a reabsorção óssea
– envelhecimento: ao envelhecer, naturalmente, diminuímos a produção de células ósseas
– hereditariedade: a doença é mais comum entre pessoas de origem asiática, magras, baixas e de pele clara
– fumo e álcool: estas são substâncias que aceleram o ritmo da perda óssea
– falta de ingestão de cálcio: o cálcio é fundamental para a manutenção da qualidade óssea

Sintomas e diagnóstico

A osteoporose normalmente não apresenta sintomas, mas pode ser percebida por dores na região da coluna lombar, diminuição de altura (resultante do comprimento das vértebras) e deformidade da coluna (cifose).
Além disso, pessoas que apresentam algum(s) dos fatores citados acima, devem realizar exames de rotina periodicamente, para acompanhar a situação de seus ossos. O exame mais indicado para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia é a Densitometria Óssea.

Tratamento e prevenção

Como prevenção e tratamento da maioria das doenças, hábitos de vida saudáveis são, em geral o fator mais importante no caso da osteoporose. São eles:
– exercícios físicos adequados: caminhadas, exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, exercícios de equilíbrio (para prevenir-se de quedas);
– alimentação balanceada: além da ingestão de alimentos ricos em cálcio (banana, leite e derivados, brócolis, sardinha, gergelim), deve-se evitar a ingestão excessiva de gordura, sal e refrigerantes de cola.
– evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas;
– Evitar locais e objetos que possam causar quedas;
– suplementação de vitaminas.

Cuide-se sempre! Porque bem estar não tem idade!

Veja outros posts

1 de setembro de 2014

Dia do Profissional de Educação Física

O dia do professor de Educação Física nos faz refletir um pouco sobre a profissão. Ser Professor de Educação Física é gratificante por poder realizar o seu trabalho com pessoas …

18 de abril de 2016

Você sabe quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, conspiração de natureza separatista, da então capitania de Minas Gerais, que ia contra …

11 de novembro de 2014

Audição na terceira idade

O declínio da qualidade da audição na velhice é uma queixa muito comum e constante entre os idosos. O que muitos não sabem é que a perda da audição pode …