19 de julho de 2017

Terapia Artística

A Terapia Artística é fundamentada na visão artística, médica e terapêutica ampliada pela Antroposofia, ciência espiritual fundada por Rudolf Steiner no início do século XX. É um método de conhecimento que aborda o ser humano em seus níveis físico, anímico e espiritual.

A Arte reorganiza a consciência ao propor uma via própria que ordena o pensamento, harmoniza os sentimentos e estimula a vontade.

Os instrumentos utilizados na terapia artística são os elementos das artes plásticas: cor, forma, volume, luz, sombra e outros mais.
Esses recursos são aplicados ao fazer artístico através de exercícios de livre expressão que servem como importante auxílio diagnóstico e a partir dai, o terapeuta aplica exercícios específicos que possibilitem a superação das desarmonias e dificuldades do paciente, com um propósito claro e um objetivo próprio a cada caso particular.
No processo artístico, as forças arquetípicas dos elementos da arte entram em consonância com as forças internas que constituem o ser humano, equilibrando corpo e alma no caminho de desenvolvimento da consciência.

A prática artística permite que limites e obstáculos sejam acolhidos e transformados, reequilibrando as forças internas na promoção da saúde.

Os exercícios com cores, formas e linhas em movimento colocam o indivíduo em contato com os princípios fundamentais da arte, como composição e harmonia, favorecendo a criatividade, campo essencial para a liberdade humana.

A terapia artística antroposófica é aplicada em todos os casos de doenças e desarmonias de natureza física ou psíquica ou como um processo de autoconhecimento e desenvolvimento.

Fonte: Associação Aurora

Veja outros posts

3 de março de 2016

Alzheimer e outras demências

O envelhecimento da população, como já discutimos no texto anterior deste blog, está em um caminho crescente. Junto à ele torna-se inevitável, a diminuição de algumas funções cognitivas de indivíduos …

14 de janeiro de 2016

Resistência do Idoso

Escutamos muita gente por aí dizendo que seu avô é muito cabeça-dura e teimoso, que sua avó só vai sempre nos mesmos lugares e que não gosta muito de mudar …

15 de maio de 2018

A mudança de rotina para o idoso

Quem tem um idoso na família sabe que, normalmente, eles são teimosos por natureza… pelo menos essa é a fama que eles criaram… A verdade é que todos nós vamos …