13 de março de 2017

Idoso em Curitiba

Seja para um morador da cidade ou um turista, Curitiba oferece muitas opções para pessoas idosas que queiram se distrair, se exercitar ou apenas apreciar belas paisagens.
Além de suas belas atrações naturais – parques e bosques em sua grande maioria – a cidade possui diversos espaços, públicos e privados, que oferecem atividades de lazer para a terceira idade.

Ao ar livre
Curitiba é conhecida por seus lindos parques, bosques e áreas verdes espalhadas pela cidade. Uma caminhada no parque, além de fazer bem para o condicionamento do idoso, pode ser uma excelente forma de se expor ao sol – desde que em horário adequado – estimulando a produção de vitamina D, tão benéfica para a proteção da nossa massa óssea. É só escolher o parque mais próximo ou a paisagem que mais te agrade:
– Jardim Botânico – sem dúvida nenhuma o principal cartão postal de Curitiba. Além de sua grandiosa e bela estufa, é cercado por um jardim francês sempre cuidadosamente impecável. Mais uma atração, não tão conhecida mas muito agradável de visitar, é o “Jardim das Sensações”. Vale a pena conhecer!
– Parque Tanguá – apenas um dos tão lindos parques da cidade, este se destaca por sua linda vista lá do alto. Uma vasta área de mata virgem, acrescentada de uma linda queda d’água, favorece a paisagem do mais lindo pôr do sol, por volta das 17h30.
– Parque Barigui – com uma localização privilegiada, é o maior parque da cidade, com pistas separadas para caminhada, corrida e ciclismo. Possui uma beleza natural com um grande lago e diversas araucárias ao seu redor.

parques_curitiba

Bailes e cafés
É muito difícil encontrar um idoso que não goste de dançar. E também raro aquele que dispense um bom café da tarde. Pois a nossa linda cidade possui alguns locais para agradar este público animado e faminto:
– Clube Recreativo Dom Pedro I – o clube oferece o Baile da Melhor Idade, todas as terças-feiras, a partir das 16h30, com término para as 21h30, tempo suficiente para rodar o salão e suar a camisa!
– Confeitaria Piegel – Para quem quiser unir baile e café colonial, o café dançante da Piegel possui pista de dança com instrutores a disposição das clientes no sistema de fichas de dança. O café colonial funciona no sistema de buffet livre, com salgados, doces, sucos, café e refrigerantes.
– SESC Água Verde e SESC Centro – A instituição promove bailes para a terceira idade em duas unidades da capital: na do Água Verde, às quartas-feiras; e na do Centro, às quintas-feiras, em ambos os locais, das 15h as 18h.

bailes_e_cafés_terceira_idade

Atividades de lazer
Para aqueles que estejam buscando grupos de idosos, orientadas por professores especializados, a fim de ocupar seu dia a dia com diversas atividades, Curitiba possui algumas boas opções:
Ruas da Cidadania e CATIs – são unidades públicas onde as pessoas idosas encontram ambiente propício para realizar atividades recreativas, cognitivas e de lazer. As atividades reforçam as oportunidades de convivência entre pessoas idosas, com as famílias e junto à comunidade. Dentre as atividades oferecidas estão Pintura em tela, Canto, Yoga e Dança Circular.
Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos – um espaço multidisciplinar dedicado exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos. Ginástica funcional, Pilates Solo Adaptado, Oficina da Memória, Roda de Música e de Artesanato são algumas das atividades oferecidas para promover a melhora da qualidade de vida do idoso.
Universidade aberta da Maturidade UFPR – A Universidade Federal do Paraná oferece, através deste projeto, atividades educativas diversas, constituindo-se em um espaço de exercício e construção de diálogos entre os participantes e a comunidade acadêmica. Inclusão Digital, Direito do Idoso, Saúde do Idoso e Atividades Corporais são alguns dos temas abordados no período trabalhado.

atividades_lazer

Com tantas dicas, não tem desculpa pra você ficar parado! Escolha um lugar e uma atividade que você mais goste e mãos a obra!
Afinal de contas, bem estar não tem idade!

Veja outros posts

26 de fevereiro de 2015

Idoso em Curitiba

Que o curitibano tem fama de antipático, todos sabemos… mas, afinal, merecemos essa fama? Alguns dizem que somos assim, frios e fechados, por reflexo do clima cinzento e chuvoso da …

30 de março de 2016

Caminhada: passeio ou exercício?

A caminhada é uma das atividades físicas mais recomendadas por médicos a pessoas com mais de 60 anos, isso porque trata-se de uma atividade natural do ser humano e, salvo …

19 de setembro de 2017

Movimento LAB60+

Você conhece o LAB60+? Se você desenvolve uma iniciativa inovadora com impacto positivo para a revolução da longevidade, participe deste Movimento! Amplie sua rede de parceiros, obtenha visibilidade para seu …