27 de outubro de 2014

Idosos nas eleições 2014

Ontem o Brasil viveu o que chamamos de Festa da Democracia.

Uma disputa eleitoral pautada pela mudança, a mais acirrada desde 1989. Para ambos os candidatos o discurso era a luta pela mudança do país. Um grito semelhante ao que mobilizou milhares de jovens em julho de 2013.

O grito das ruas parece não ter ecoado nas urnas. Houveram cerca de 35% dos eleitores brasileiros que simplesmente não foram às urnas.

Embora o voto seja obrigatório para os mais jovens, esse número mostra uma passividade da população em relação a fazer a mudança. O que alguns pensam como um ato de protesto acaba contribuindo para o empobrecimento da democracia.

IDOSOS NAS ELEIÇÕES

O voto para eleitores acima de 65 anos é opcional. E mesmo com toda a dificuldade de locomoção e o peso físico que a vida trouxe com o passar da idade, o que se viu nas urnas foi um exemplo de dedicação e cidadania dos idosos pelo o Brasil.

Os idosos, que podem escolher entre votar ou não, parecem que têm uma consciência muito maior em relação a sua cidadania. Mesmo podendo escolher, cerca de 17% dos votos válidos para presidente são dos idosos. Trata-se de um grito da população idosa por melhorias nas condições de vida.

idosos-que-votaram-em-2014

IDOSOS BRASILEIROS E SUAS CONDIÇÕES DE VIDA

Segundo a pesquisa Global AgeWatch Index 2014 o Brasil está na posição 58, entre os 96 países pesquisados, no que diz respeito a qualidade de vida dos idosos. Perdemos para países como Vietnam, El Salvador, México, Equador e Argentina.

São 23 milhões de pessoas acima de 60 anos no Brasil, segundo a pesquisa, sendo assim, em relação aos números divulgados pelo TSE, estamos muito perto dos 100% dos idosos votando pelo Brasil.

IDOSOS E A ESPERANÇA

Nossa esperança e atitude nas urnas é fruto de um desejo em ter cada vez mais idosos ativos, idosos felizes e principalmente idosos respeitados pelos nossos governantes e toda a população. Que nos próximos anos o Brasil melhore e esteja no ranking dos melhores países para se viver, seja para os idosos, seja para os mais jovens.

Veja outros posts

30 de setembro de 2014

Sábado em Família: reserve um tempo especial para quem você ama

Durante um tempo de reflexão entre todas as histórias que ouvimos dentro do espaço Vivere Bene, percebemos algo recorrente entre os filhos dos nossos clientes: a falta de tempo. Todos …

5 de novembro de 2018

Arteterapia para idosos

A qualidade de vida na terceira idade é um dos temas mais discutidos atualmente. Entre tantas atividades indicadas para a promoção da qualidade de vida para idosos, a Arte tem …

25 de outubro de 2017

Dor ciática

Sabemos que o envelhecimento vem acompanhado de certas “dores” indesejadas… A dor ciática, ou dor no nervo ciático, é uma das mais comuns entre os idosos. Isso acontece porque, com …