23 de janeiro de 2017

Dores na coluna

Dor na cervical, na lombar, no ciático… essas são umas das principais queixas do público idoso. Isso porque, com o envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas que tendem prejudicar a nossa coluna vertebral. O achatamento natural das vértebras e a diminuição da massa óssea – bem como a sua degeneração – somados à fraqueza muscular, fazem com que as dores comecem a aparecer mais frequentemente e mais intensamente.

Vamos falar um pouquinho sobre os problemas mais comuns de coluna, suas características e formas de tratamento e prevenção:

Estenose
O que é: Trata-se do desgaste progressivo das estruturas do disco intervertebral (desidratação do disco, protrusão e engrossamento dos ligamentos, formação de bicos-de-papagaio) que acabam reduzindo o diâmetro do canal vertebral.
Sintomas: O sintoma mais comum é a dor lombar, freqüentemente acompanhada de irradiação para a nádega e um ou ambos os membros inferiores. Sensações de formigamentos e dormência com perda de sensibilidade são também comuns. A postura é modificada, apresentando o tronco encurvado para frente.
Prevenção e tratamento: A melhor maneira de prevenir esta doença ao longo da vida é a pratica de atividade física regular, manter um peso corporal ideal e evitar posturas físicas inadequadas – como dormir sentado no sofá. Quando os sintomas forem leves com dor tolerável e sem manifestações de perda de força muscular e da sensibilidade dos membros inferiores, o tratamento consiste no uso de medicamentos, atividade física regular com exercícios para orientação da postura correta.

Hérnia de disco
O que é: O disco intervertebral é uma estrutura fibrosa e cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral. Ao longo dos anos, este disco tende a se desgastar, e podem surgir rupturas nestes anéis, o que permite o extravasamento do material gelatinoso. Este vazamento caracteriza a hérnia de disco.
Sintomas: Os sintomas são muito semelhantes aos da Estenose. Quando este material gelatinoso compromete algum nervo, o resultado é a dor, localizada na região onde se dá a lesão discal e podendo irradiar para outras partes. A maior parte das hérnias discais acontece na região lombar, irradiando a dor para pernas e pés, podendo inclusive causar formigamento e dormência nos membros inferiores. O mesmo pode acontecer com membros superiores, quando a hérnia estiver localizada na região cervical.
Prevenção e tratamento: Em crises agudas da hérnia – com muita dor – a fisioterapia é o melhor tratamento. Além da analgesia, novas técnicas de tração e estabilização vertebral estão sendo aplicadas e tendo ótimos resultados. A melhor forma de se prevenir da hérnia de disco é realizar atividades físicas regularmente. O Pilates tem se mostrado uma excelente opção.

Dor Ciática
O que é: O ciático é um nervo, o maior do corpo humano, se estendendo desde o quadril até o dedão do pé. A dor ciática normalmente é gerada por alguma disfunção da postura que cause o pinçamento deste nervo, levando à dor.
Sintomas: Perda da sensibilidade, falta de força muscular, formigamento e dores irradiando da coluna lombar para a região posterior da coxa ou da perna são os principais sintomas da dor ciática.
Prevenção e tratamento: Ao contrário do que se pensa, repouso absoluto não é recomendado. O ideal é reduzir a atividade diária nos primeiros dias de dor, mas retomá-las aos poucos. Exercícios de alongamento de membros inferiores e da coluna, bem como o fortalecimento de abdomen são os mais indicados. Cargas muito pesadas devem ser evitadas.

Como podemos perceber, as dores na coluna são causadas por diversos fatores, que podem, inclusive, se somar e intensificar ainda mais o problema. Atividades físicas regulares, realizadas com orientação e de forma adequada, são a melhor forma de se prevenir deste mal. Exercite-se!

Texto escrito por Alessandra Nunes Lanzoni Privado – Professora de Ginástica Funcional da Vivere Bene – atividades para maiores de 60 anos.

Veja outros posts

20 de junho de 2017

Fortalecimento muscular para idosos

Manter a musculatura fortalecida durante o processo de envelhecimento do nosso corpo é muito mais importante do que imaginamos! Nossa cadeia muscular é responsável por manter nosso equilíbrio e proteger …

26 de fevereiro de 2015

Idoso em Curitiba

Que o curitibano tem fama de antipático, todos sabemos… mas, afinal, merecemos essa fama? Alguns dizem que somos assim, frios e fechados, por reflexo do clima cinzento e chuvoso da …

18 de dezembro de 2014

A chave da virada

Estabelecendo paradigmas Há quem diga que para tudo na vida, existe um começo, meio e fim. É certo que durante nosso existir nos deparamos com algumas etapas inevitáveis. Nascemos, aprendemos …