Sabe-se que a Diabetes é uma doença crônica degenerativa muito comum dentre os idosos. Seja ela genética ou adquirida, os cuidados devem ser dobrados quando se trata da saúde de idosos com mais de 65 anos.
Isso porque o risco da manifestação dos sintomas da doença como ataque cardíaco, insuficiência renal, problemas de visão e dificuldade de cicatrização, aumenta consideravelmente nesta faixa etária.
A maneira mais comum de se controlar a diabetes na terceira idade, de forma não medicamentosa, é através de uma rigorosa restrição alimentar. Entretanto, a prática de atividade física regular também pode influenciar diretamente na diminuição dos sintomas da diabete.
Segue quatro dicas para praticar uma atividade segura e eficiente:
– procure realizar uma atividade que lhe proporcione prazer. Normalmente atividades em grupo e ao ar livre são boas opções.
– quedas não são bem vindas! Então, escolha uma atividade segura. Se não se sente confiante em caminhar sozinho, convide alguém ou até mesmo considere a utilização de um apoio (exemplo: bengala), para lhe dar mais segurança.
– os exercícios aeróbios, tais como caminhada e natação, são boas opções para o desenvolvimento do seu condicionamento cardiorrespiratório, e portanto, irão diminuir o risco de manifestações cardíacas.
– os exercícios de fortalecimento muscular, como musculação e ginástica funcional, vão lhe trazer mais força, evitando a possibilidade de quedas!
Mas lembre-se: é muito importante consultar seu médico e um profissional de Educação Física para lhe orientar quanto a melhor atividade para seu perfil.
Exercite-se! Porque bem estar, não tem idade!