A baixa umidade do ar exige alguns cuidados especiais, principalmente no período de inverno, estação em que normalmente nossos organismos ficam com menor imunidade.
As temperaturas mais baixas do inverno, bem como a variação de calor entre ambientes, aliadas a um tempo seco, podem ser muito prejudiciais a nossa saúde. Isso porque a baixa umidade faz com que nossas mucosas fiquem mais ressecadas, dificultando a entrada do ar – normalmente mais frio e poluído.
Assim, as frequências respiratória e cardíaca tendem a aumentar para compensar um menor volume de sangue circulante dentro dos vasos sanguíneos, podendo se tornar um risco para a nossa saúde se não estivermos bem preparados ou se não tomarmos providências adequadas.
E o organismo do idoso é ainda mais sensível a essas variações e possíveis complicações.
Reunimos aqui dicas de diversos especialistas para nos cuidarmos durante esse período de tempo mais seco:
1) Aumente sua hidratação
Se for difícil pra você tomar muita água, inclua maior quantidade de frutas aquosas, tais como melancia, melão e abacaxi.
Além disso, evite tomar muito café, chás e refrigerantes, que normalmente funcionam como diuréticos em nosso organismo, provocando uma maior desidratação.
A melhor forma de verificar se você está bem hidratado, é através da cor da sua urina, que deve ser clara.
2) Atividade física
Você não deve parar de praticar exercícios por causa da baixa umidade, mas deve procurar realizá-los no início da manhã ou no final da tarde e em locais com maior arborização – de preferência em parques – , para fugir da poluição excessiva liberada pelos carros nas ruas.
Uma outra opção é academias com ambientes climatizados.
3) Em casa
Procure deixar as janelas abertas para promover uma maior circulação de ar. Para os que não possuem umidificadores e sentem necessidade de uma maior umidade dentro de casa, bacias com água são uma boa opção!
Cuide-se e aproveite o melhor de cada dia (: