25 de setembro de 2014

TERCEIRA IDADE POR UM PROPÓSITO

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve…”

A frase dita na obra “Alice no país das Maravilhas” é muito propagada em palestras motivacionais. No alto da sua geração, seja ela Baby Boomers ou X, certamente você já ouviu muito falar sobre planejamento, metas, estratégias, objetivos e outros termos relacionados a visão de médio e longo prazo.

E como fica isso na vida de um idoso? Não fica! Simples assim.

Traçar metas, objetivos e principalmente ter um propósito não se restringe a uma faixa etária. Ela é o cerne de inspiração e motivação para a vida.

Descobrir o seu propósito, seja ele a curto ou a médio prazo é um exercício que deve ser feito constantemente, mas não só enquanto é jovem. Muitos que tem idosos em casa negligenciam os sonhos e propósitos na terceira idade.

É claro que existe uma tendência natural do idoso, uma visão de dever cumprido, mas os filhos e netos devem provocar, instigar e principalmente ficar atento aos sonhos que ainda devem ser conquistados na terceira idade.

Todos os dias recebemos ligações de pessoas que tem idosos com depressão, com musculatura atrofiada e sem estímulo para a vida. Certamente muitos desses casos poderiam ser resolvidos com um propósito simples: manter a vida ativa.

Converse com o seu idoso ajude-o a encontrar o seu propósito. Talvez você não encontre ele em palavras, então, fica aqui o seu objetivo: ajude o seu idoso a traçar um caminho. Curto ou longo, precisamos seguir na estrada.

Veja outros posts

6 de dezembro de 2017

Sarau Literário: O amor

Na última quinta-feira, nossas alunas da Oficina Literária, em uma proposta multigeracional com jovens estudantes da UFPR, sob orientação da psicóloga Regina Célia Celebrone, apresentaram a seus colegas um pouquinho …

31 de janeiro de 2017

Solidariedade

“Solidariedade é um ato de bondade com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Ao pé da letra, significa: …

6 de março de 2015

Revolução da Mulher Idosa

Diante de alguns exageros de feministas extremas que reivindicam mais direitos e apelam para o reconhecimento das mulheres como pessoas competentes e capazes, deveríamos voltar no tempo e observar como …