23 de dezembro de 2014

Início do verão

Férias chegando e o verão começando! Momento em que muitos de nós se anima para começar ou continuar a praticar uma atividade física. Muito bem! Ela é sempre muito bem vinda, mas temos que ficar atentos a alguns detalhes importantes para a prática de exercícios, principalmente em dias de muito calor.

Horário adequado
Preferencialmente pratique seu exercício antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde, principalmente em dias de céu aberto. O calor intenso pode causar queda abrupta de pressão e desidratação excessiva, podendo gerar mal estar, tontura e falta de ar.

Além disso procure utilizar roupas leves e de cores claras.

Mais atenção à hidratação
A ingestão de líquidos deve ser constante em dias de calor intenso. Se a atividade tiver duração maior que 40 minutos, devemos carregar uma garrafinha de água para ingerir durante a atividade – de 20 em 20 minutos, pelo menos um copo de água – caso seja menor, a ingestão pode ser feita antes e logo depois da atividade.

Uma dica importante é não esperar sentir sede para ingerir líquidos!

Intensidade adequada

Não exagere na intensidade do exercício nessa estação do ano. Procure manter o mesmo nível de atividade a que o seu organismo está acostumado, sempre amentando gradativamente a intensidade ou volume dos exercícios.

De preferência pratique atividade orientada por um profissional de Educação Física.

O idoso e a prática de atividade física no calor 

O organismo do idoso é mais sensível a essas variações de clima.

Hidratação: O idoso demora mais a sentir sede, mesmo que seu corpo esteja precisando de água. Portanto, é importante sempre lembrá-lo de ingerir água!

Pressão Sanguínea: Há também uma maior alteração da pressão sanguínea em dias muito quentes; e o uso de alguns medicamentos, como diuréticos por exemplo, faz com que o processo de desidratação possa acontecer mais rapidamente. Fique atento aos sinais de alteração de pressão!

Companhia: É importante que o idoso pratique atividade físicas sempre acompanhado de alguém. Além de uma maior segurança, é uma companhia para conversar e tornar a prática da atividade ainda mais agradável!

Estimule o seu idoso a caminhar, alongar-se e até mesmo praticar algum jogo de recreação com seus filhos e netos neste verão! Assim além de estar promovendo mais saúde e bem estar para ele, você certamente fará o dia dele mais divertido!

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